Considerando a História Vista de Baixo no Ensino de História: Formação Profissional, Currículo e Livro Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i43.52013

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro Didático, História Vista de Baixo

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o lugar da História Vista de Baixo dentro do Ensino de História, considerando a formação do professor, o currículo e o material didático resumido ao livro didático. Para isso, faz-se fundamental trazer para discussão o que se
inicia na definição do que seria o Ensino de História, o contexto de adoção das concepções a partir da academia e o resultado das relações que impactam no ensino básico. Utilizando-se das reflexões dos pesquisadores e pesquisadoras do campo do Ensino de História para falar sobre concepções, didática e ensino, currículo de História, conteúdos históricos, formação e contextos de ensino. Podemos então rever a inserção das camadas populares no Ensino de História a partir de uma concepção que leve em conta o avanço historiográfico realizado na academia sobre uma História Vista de Baixo.

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Biografia do Autor

Stephane Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuou como bolsista no PIBID (2018). Atuou voluntariamente no PIC (2019-2020) e como bolsista no PIBIC (2020-2021) pesquisando Avaliação de Aprendizagem. Atualmente bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Áreas de interesse e atuação: Ensino de História, História de Pernambuco, História das Mulheres, História de Gênero, História Moderna e História dos Movimentos Sociais.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

MARTINS, Stephane. Considerando a História Vista de Baixo no Ensino de História: Formação Profissional, Currículo e Livro Didático. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 23, n. 43, p. 86–100, 2024. DOI: 10.26512/emtempos.v23i43.52013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/52013. Acesso em: 26 set. 2024.

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