O Imperialismo em sala de aula

uma análise dos livros didáticos de História do PNLD 2020

Autores

  • Thiago Sampaio UNESP/Assis

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.30731

Palavras-chave:

Livro didático. Imperialismo. Colonialismo. PNLD.

Resumo

Anualmente as escolas públicas brasileiras recebem obras didáticas oriundas do Programa Nacional do Livro Didático. A última avaliação realizada foi referente ao ano de 2020 que foi avaliado livros para os últimos anos do Ensino Fundamental. Uma das áreas contempladas pelo PNLD é a disciplina de História que contou ao todo com onze coleções disponibilizadas para escolha dos professores. Nesse último PNLD, as obras deveriam estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular proposta para cada disciplina que constitui a grade curricular dos estudantes das escolas brasileiras. Diante disso, o presente trabalho buscou analisar os capítulos que trabalharam com a temática de Imperialismo nos livros de oitavos anos do Ensino Fundamental nas coleções disponibilizadas para avaliação dos docentes, buscando entender as interpretações de seus autores sobre esse fenômeno histórico, a abordagem conceitual empregada e imagética disponibilizada ao longo dos capítulos avaliados.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

SAMPAIO, Thiago. O Imperialismo em sala de aula: uma análise dos livros didáticos de História do PNLD 2020. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.30731. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/30731. Acesso em: 18 abr. 2024.

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