Atividades, para quê?

As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio

Autores

  • MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i34.22578

Palavras-chave:

Exercícios. História. Ensino Médio.

Resumo

Este texto faz uma análise das atividades existentes nos livros didáticos de História do Ensino Médio, debruçando-se sobre dois aspectos principais: primeiro identifica a existência de exercícios no final de cada capítulo, verificando a metodologia utilizada pelos autores na elaboração ou escolha dos mesmos, e em seguida, analisa a abordagem priorizada por esses autores na exposição dos questionários. Utilizamos para este trabalho quatro coleções de História do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2018, somando no total doze livros, sendo três volumes de cada coleção, envolvendo o 1º, 2º e 3º ano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Questões discursivas para avaliação escolar. Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, vol. 30, nº 02, p. 149-157, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livros didáticos. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 1-21, jan. 1996.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 2º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 3º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 1. São Paulo: Moderna, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2016.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990.

FREITAS, Itamar. Livro didático de história: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; OLIVEIRA, Almir Flélix Bueno de. Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: Editora da UFRN, 2009. pp. 11-19.

MATOS, Luiz Alves de. O exercício como procedimento de fixação de automatismos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol. XXV, abril-junho, n. 62. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Pedagógicos/Ministério da Educação e Cultura, 1956, p. 56-74.

Downloads

Publicado

2019-11-10

Como Citar

E SILVA, M. D. D. C. Atividades, para quê? As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 4–18, 2019. DOI: 10.26512/emtempos.v1i34.22578. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/22578. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos