Lendo Baldwin e Adichie nas aulas de língua inglesa:

articulações entre língua, literatura e antirracismo

Autores

  • Dayse Rayane e Silva Muniz Universidade de Brasília
  • Thayza Alves Matos

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45882

Palavras-chave:

Literatura antirracista, Literatura em língua inglesa, James Baldwin, Chimamanda Ngozi Adichie, BNCC

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da pouca inserção da literatura afro-diaspórica de língua inglesa no Ensino Básico brasileiro, intuindo trazer propostas que contribuam para uma maior visibilidade destas produções. Os estudos são embasados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos teóricos Luiz Silva Cuti (2010) e Eduardo de Assis Duarte (2014). Para esboçar as aproximações entre Língua Inglesa, Literatura e Antirracismo, nos debruçamos sobre os trabalhos de James Baldwin e Chimamanda Ngozi Adichie.

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Biografia do Autor

Dayse Rayane e Silva Muniz, Universidade de Brasília

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), professora de Literatura, Língua Inglesa e Metodologia de Ensino no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e pesquisadora do Grupo Mayombe, da UnB.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BALDWIN, James. Notas de um Filho Nativo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

e Silva Muniz, D. R., & Alves Matos, T. (2023). Lendo Baldwin e Adichie nas aulas de língua inglesa: : articulações entre língua, literatura e antirracismo. Revista Cerrados, 32(61), 222–232. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45882

Edição

Seção

Dossiê - Literaturas africanas e afrodiaspóricas: escritas emancipatórias