Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa
Mots-clés :
Ensino Fundamental. Literatura. Língua Portuguesa. Professor. Leitura.Résumé
Neste artigo, discorremos e analisamos os resultados da pesquisa sobre o ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental. As questões que norteiam a investigação compreendem situar o papel da literatura na formação de leitores e nas práticas de letramento literário na escola e, particularmente, como são concebidas e desenvolvidas na aula de Língua Portuguesa. Nesse sentido, procuramos mostrar e desvelar as fragilidades e a resistência do ensino de literatura ao apresentar-se de modo secundário no discurso do professor, quando este é chamado a dizer de suas concepções e metodologias utilizadas em aulas em que a obra literária é o objeto de ensino.
Téléchargements
Références
Bordini, Maria da Glória; Aguiar, Vera Teixeira de (orgs.). Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1993, p. 81.
Colomer, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007, p. 70.
Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014, p. 30.
Jauss, Hans R. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 78.
Larrosa, Jorge. A novela pedagógica e a pedagogização da novela In: ________. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 126.
Todorov, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3°ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009, p. 89.
Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989, p. 12.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )