A LITERATURA, AS CANÇÕES E A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA.

Autores

Palavras-chave:

Canção de protesto. Poesia. Linguística aplicada crítica. Análise crítica de gênero. Humanização com o ensino e aprendizagem de língua escrita

Resumo

A análise de canções “Vai Vir Ar” e “Cálice” compara representações de mundo, relações de poder político e sociais, historicidades, alteridade dialógica e identidades inerentes à época das composições, possíveis de recuperar por meio da música e da poesia. Ensinar língua através das canções de protesto torna possível potencializar nos estudantes conhecimentos historicamente constituídos e construídos para perceber efeitos discursivos e ideológicos de silenciamento, de opressão, de dominação, de violência, formando pessoas para atuar na humanização das práticas sociais.

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Biografia do Autor

Roberto Baron, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Aluno doutorando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desde março de 2017; Participa do projeto de pesquisa "A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa mediaval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil" do Professor Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar, com a pesquisa: "Canção como gênero do discurso multissemiótico, multicultural e indisciplinar na escola para o ensino da língua materna. Especialista em educação de jovens e adultos / proposto pelo IFC de Camboriú / SC (2015); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); graduado em português e inglês e literatura pela Universidade Regional de Blumenau (2000); graduado no Curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); especialista em Metodologia de Ensino à Distância pela Unisul / UnisulVirtual em (2005); especialista em Novas Mídias: Rádio e TV, pela FURB (2003). Atuou como professor de língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas de 2002 a 2016. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/3899753676229431

 

Marcos Antonio Rocha Baltar, Dr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suiça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB). Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência e Vice-Coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA - UFSC. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

Baron, R., & Baltar, M. A. R. (2020). A LITERATURA, AS CANÇÕES E A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA. Revista Cerrados, 28(51), 149–173. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26883

Edição

Seção

Dossiê: Artistas e criadores, entre muros e exílios: trinta anos de solidão [198

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