O MULTILINGUISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DAS LÍNGUAS NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n1.2015.11314Palavras-chave:
Vitalidade linguística, multilinguismo no ciberespaço, tecnologias da língua, indicadoresResumo
O artigo aborda o conceito de vitalidade linguística e seus atributos, as novas tecnologias de tratamento da língua e algumas questões relativas à situação da língua portuguesa no tocante aos indicadores de vitalidade linguística. A partir dessa análise, o autor elabora algumas reflexões e formula propostas para ampliar a vitalidade linguística do português no mundo digital.
Downloads
Referências
BRANCO, António et al., A Língua Portuguesa na Era Digital, Spring Verlag Berlin Heidelberg, ISBN 978-3-642-29593-5, Disponível em http://www.meta-net.eu/whitepapers/e-book/portuguese.pdf, 2012, Acesso em: 5 de maio de 2015
CARNEIRO, M. D. C. (2014). Sistema BRACorpus. Certificado de registro de programa de computador. Processo: 14181-0. Titularidade: Fundação Universidade de Brasília. Instituto Nacional da Propriedade Industrial ”“ INPI. Republica Federativa do Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2014.
DIKI-KIDIRI, Marcel, Como assegurar a presença de uma língua no ciberespaço, UNESCO, Disponível em http://portal.unesco.org/ci/en/files/24122/122027702017Cyberespace_PO.pdf/Cyberespace_PO.pdf, Traduzido do original “Comment assurer la présence d ´une langue dans le cyberspace”, editado pela Divisão para a Sociedade da Informação, Setor para a Comunicação e Informação (Editor : Claudio Menezes) ”“ Paris, UNESCO, 2007 : 80 p. ; 21 cm. (CI-2007/WS/1), Acesso em: 5 de maio de 2015.
UNESCO, “International Expert Meeting on UNESCO Programme Safeguarding of Endangered Languages” (Paris, 10-12 de março de 2013), Disponível em http://www.unesco.org/new/en/culture/themes/endangered-languages/dynamic-content-single-view-meeting/news/expert_meeting_on_safeguarding_endangered_languages/#.VTWUBLqUdF0, 2013, Acesso em: 5 de maio de 2015.
___________, LANGUAGE VITALITY AND ENDANGERMENT, UNESCO Ad Hoc Expert Group on Endangered Languages, Documento adotado pelo “International Expert Meeting on UNESCO Programme Safeguarding of Endangered Languages” (Paris, 10-12 de março de 2013)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).