O Suicidante do Moraleda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v7i1.12571

Resumo

O conto O Suicidante do Moraleda traduzido da língua espanhola, na variante chilena, para a língua portuguesa, do escritor Aldo Astete Cuadra (1978) cujo título original é El suicidante del Moraleda, foi publicado pela Austrobórea em 2017 na coletânea Chile de Terror. O autor é professor e mestre em Literatura Hispano-americana. A sua concepção do terror tem origem no resgate das lendas narradas pelos moradores da região do sul do Chile. A partir desses temas autóctones desenvolveu a sua narrativa povoada de mitos, tradições próprias do Chile, e recontados de forma que sugira o medo, o irreal e a angústia. Ao escrever habitualmente textos cuja tônica é o horror, Aldo desenvolveu uma variação do gênero ao qual denominou Terror Lárico. Ele também é o editor e diagramador das editoras Austrobórea Editores e Sur Umbral Ediciones. A edição em que este conto está inserido foi totalmente dedicada ao terror, e é distribuída principalmente nos países de fala hispana. Ela foi organizada por Paulo Lehmann (1976-), escritor e jornalista chileno, e conta com um posfácio assinado pelo poeta Thomas Harris (1956-).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Astete Cuadra, Universidad Austral de Chile

Escritor chileno. Mestre em Literatura hispano-americana contemporânea pela Universidad Austral de Chile. 

Mara Gonzalez BEZERRA, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Tradução (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Literatura (2011) e Licenciada em Língua e Literatura Espanhola (2008) pela mesma universidade. Bacharel em Educação Religiosa (1989) pelo Instituto Batista de Educação Religiosa. Atualmente realiza estágio pós-doutoral (2017) na Pós-graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Mary Anne Warken Soares SOBOTTKA, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre (2017) em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Língua e Literatura Espanhola (2014) pela mesma universidade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

CUADRA, Aldo Astete; BEZERRA, Mara Gonzalez; SOBOTTKA, Mary Anne Warken Soares. O Suicidante do Moraleda. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 7, n. 1, p. 233–247, 2018. DOI: 10.26512/belasinfieis.v7i1.12571. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/12571. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Traduções literárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)