O Palácio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27245

Palavras-chave:

Poesia. Imigração. Política. Guerra. Identidade.

Resumo

No poema O Palácio, Kaveh Akbar explora as particularidades americanas e constrói ao seu redor uma forte crítica social e cultural. Partindo de sua vivência particular, e em verso livre, o poeta circula o que significa ser um imigrante nos Estados Unidos, abordando questões como língua, religião e pertencimento. Através de metáforas triviais, Akbar destrincha os valores americanos, sem medo de tocar em pontos sensíveis como a guerra e o conflito entre o seu país de origem e a América, esse palácio que é a grande nação dos Estados Unidos. Apesar do peso das questões abordadas, o poema é lírico e consegue manter uma sutil delicadeza nos versos, criando similes e tendo um cuidado excepcional sobre como discutir o cenário político atual sem abrir mão do poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layla Gabriel de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Letras ”“ Português pela Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Departamento de Literatura e Linguística. Curitiba, Paraná, Brasil.

Kaveh Akbar, Purdue University; Randolph College; Warren Wilson College

Graduado em Escrita Criativa e em Inglês (2012) pela Purdue University, EUA. Mestre em Escrita Criativa (poesia) pela Butler University, EUA. Doutor em Escrita Criativa (2018) pela Floria State University, EUA. Professor assistente visitante na Purdue University, West Lafayette, Indiana, EUA. Professor do programa de mestrado em Escrita Criativa na Randolph College, Lynchburg, Virgínia, EUA. Professor do mestrado para Escritores na Warren Wilson College, Swannanoa, Carolina do Norte, EUA.

Referências

AKBAR, Kaveh. The Palace. The New Yorker, abril 2019. Disponível em: https://www.newyorker.com/books/poems/kaveh-akbar-the-palace

Downloads

Publicado

31-03-2020

Como Citar

GABRIEL DE OLIVEIRA, Layla; AKBAR, Kaveh. O Palácio. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 2, p. 371–391, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27245. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27245. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.