O protagonismo da Competência em Informação no contexto das fake news

dados de pesquisa, propostas e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36755

Palavras-chave:

Fake news, Redes sociais, Competência em informação, Midias sociais, Desinformação

Resumo

Aborda a relação entre a competência em informação e as fake news no universo das mídias redes sociais, por meio das fontes relativas à competência em informação, fake news e desinformação na era da informação. Objetivou apresentar as relações existentes entre as fake news e a competência em informação, sugerindo diretrizes para identificação e redução das fake news no contexto das mídias e redes sociais. Para tanto, buscou enfatizar o impacto que as notícias falsas correntes nas mídias e redes sociais geram à sociedade, destacando-se a competência em informação como a principal ferramenta de combate às fake news e de capacitação informacional humana. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstraram que é papel dos cientistas e profissionais da informação trabalhar em prol do combate às fake news no ambiente das mídias e redes sociais, visto que as os efeitos desse tipo de notícia podem ser perigosos e oferecerem riscos à consistência da sociedade. Como considerações finais, afirma-se que a competência em informação é o processo norteador para preparo e capacitação humana acerca do acesso e do uso eficaz da informação nos seus multivariados contextos e que esse processo é essencialmente importante na causa de combate às fake news.

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Biografia do Autor

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez Mestrado Sanduíche na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015.

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente e Líder do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração de Empresas na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Moda da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Professora Mediadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/FFC. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC). Realiza pesquisas no âmbito da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, pmbook gestão de projetos, Competência em Informação e Cultura Informacional e suas relações com as organizações públicas e privadas, assim como aspectos logísticos empresariais, inteligência organizacional, empreendedorismo informacional, processos gerenciais, planejamento estratégico, gestão de pessoas, metodologias ativas de aprendizagem adaptadas ao campo empresarial, entre outros. Foi bolsista CAPES de mestrado (2017) e bolsista CNPq de mestrado (2018). 

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Professora de Empreendedorismo Social (2020-2021) e de Gestão da Cadeia de Suprimentos (2020) do MBA da Universidade de Marília (UNIMAR 2020-2021). Atua como especialista em Inteligência Competitiva na Empresa OTT Telecom, Marília. Doutora e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Marília (Capes 6). Realizou Doutorado Sanduíche na Université de Sherbrooke (Québec, Canadá). Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC). Membro da Global Insight Network for Competitive Intelligence Professionals da Carleton University (Ottawa, Canadá), Membro do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação da Universidade Federal do Pará (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da UNESP. Atuou como pesquisadora do Grupo IntelliLab da Université de Sherbrooke (UdeS) entre 2017-2019. Durante a graduação realizou iniciação científica e foi contemplada com uma bolsa do Centro Paula Souza para ser monitora de Inglês dos alunos dos cursos de Gestão Empresarial, Mecatrônica Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em 2013 recebeu uma menção honrosa da FATEC por seu desempenho acadêmico, sendo considerada aluna destaque da faculdade. Ao terminar a graduação, foi escolhida entre os 20 melhores alunos do Estado de São Paulo para realizar um curso de Espanhol na cidade de Córdoba, Argentina. Assim, o Centro Paula Souza e o Governo do Estado custearam o curso de Espanhol, as passagens de avião, o material didático, hotel e a alimentação em Córdoba. Durante o doutorado foi contemplada com duas bolsas canadenses para realizar estágio de pesquisa (Doutorado sanduíche) no Canadá: The Future Leaders of America Program (ELAP) do Governo Federal do Canada e do Fonds de Recherche du Québec - Nature et Technologies (FRQNT) em 2º lugar. Além disso, foi contemplada com a bolsa de Doutorado Sanduíche da CAPES para desenvolver pesquisa no Canadá. Selma tem experiência com ensino, pesquisa e consultoria sobre Competência em Informação (CoInfo), Inteligência Competitiva e temas relacionados à Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial e startups. Os temas de interesse não estão limitados apenas a esses citados, mas aqueles que conectam a área da Gestão Empresarial e da Ciência da Informação de maneira interdisciplinar. Fala Inglês, Francês e Português fluentemente e possui conhecimento intermediário em Espanhol. 

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Pós-doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2020. Doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2012. Mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2009. Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1994. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), 2019-2022. Áreas de concentração: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Serviço de Referência e Informação, Redes de Informação, Sistemas de Informação, Comércio e Governo Eletrônico. 

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Silva, R. C., Santos, B. R. P., Ottonicar, S. L. C., & Damian, I. P. M. (2022). O protagonismo da Competência em Informação no contexto das fake news: dados de pesquisa, propostas e reflexões. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 351–374. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36755

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