The protagonism of Information Literacy from the perspective of fake news

research data, proposals and reflections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36755

Keywords:

Fake news, Information literacy, Social media, Social networks, Misinformation

Abstract

The paper makes a connection between information and fake news in the context of social and network media, and emphasizes the impact of fake news shared on social media to society. It aims to present the relationship between fake news and information literacy, suggesting guidelines for identifying and reducing fake news in the context of media and social networks. The focus is to demonstrate information literacy as a tool to face the challenges of fake news. The methodology involves a bibliographical research which has a qualitative nature. The results showed that fake news can influence information and knowledge in a negative way. The conclusions showed that information literacy is an element that guides the access, evaluation and use of effective information. Information literacy is fundamental in this context, so individuals can deal with fake news.

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Author Biographies

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

PhD student and Master in Information Science by the Post-Graduate Program in Information Science of Unesp Marília, in the line of Research Management, Mediation and Information Use. FAPESP Fellow. She was a CAPES Fellow. Member of the Information, Knowledge and Organizational Intelligence (ICIO) Research Group. She has done a Master's degree in Sandwich at Robert Gordon University, Scotland, United Kingdom (September to December 2016). Specialist in Institutional Psychopedagogy by FUNDEPE, Marília / SP. Graduated in Librarianship, where she also received FAPESP scholarship. Currently she is dedicated to scientific research, working mainly in the interdisciplinarity of themes: Hybrid libraries; Concept of hybridization in libraries; Social development; Information management; and Community Development. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015.

Beatriz Rosa Pinheiro Santos, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente e Líder do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração de Empresas na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Moda da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Professora Mediadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça, onde realizou Iniciação Científica. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/FFC. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP de Marília-FFC, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação e membro do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - FFC). Realiza pesquisas no âmbito da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, pmbook gestão de projetos, Competência em Informação e Cultura Informacional e suas relações com as organizações públicas e privadas, assim como aspectos logísticos empresariais, inteligência organizacional, empreendedorismo informacional, processos gerenciais, planejamento estratégico, gestão de pessoas, metodologias ativas de aprendizagem adaptadas ao campo empresarial, entre outros. Foi bolsista CAPES de mestrado (2017) e bolsista CNPq de mestrado (2018). 

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Professora de Empreendedorismo Social (2020-2021) e de Gestão da Cadeia de Suprimentos (2020) do MBA da Universidade de Marília (UNIMAR 2020-2021). Atua como especialista em Inteligência Competitiva na Empresa OTT Telecom, Marília. Doutora e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Marília (Capes 6). Realizou Doutorado Sanduíche na Université de Sherbrooke (Québec, Canadá). Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC). Membro da Global Insight Network for Competitive Intelligence Professionals da Carleton University (Ottawa, Canadá), Membro do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação da Universidade Federal do Pará (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da UNESP. Atuou como pesquisadora do Grupo IntelliLab da Université de Sherbrooke (UdeS) entre 2017-2019. Durante a graduação realizou iniciação científica e foi contemplada com uma bolsa do Centro Paula Souza para ser monitora de Inglês dos alunos dos cursos de Gestão Empresarial, Mecatrônica Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em 2013 recebeu uma menção honrosa da FATEC por seu desempenho acadêmico, sendo considerada aluna destaque da faculdade. Ao terminar a graduação, foi escolhida entre os 20 melhores alunos do Estado de São Paulo para realizar um curso de Espanhol na cidade de Córdoba, Argentina. Assim, o Centro Paula Souza e o Governo do Estado custearam o curso de Espanhol, as passagens de avião, o material didático, hotel e a alimentação em Córdoba. Durante o doutorado foi contemplada com duas bolsas canadenses para realizar estágio de pesquisa (Doutorado sanduíche) no Canadá: The Future Leaders of America Program (ELAP) do Governo Federal do Canada e do Fonds de Recherche du Québec - Nature et Technologies (FRQNT) em 2º lugar. Além disso, foi contemplada com a bolsa de Doutorado Sanduíche da CAPES para desenvolver pesquisa no Canadá. Selma tem experiência com ensino, pesquisa e consultoria sobre Competência em Informação (CoInfo), Inteligência Competitiva e temas relacionados à Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial e startups. Os temas de interesse não estão limitados apenas a esses citados, mas aqueles que conectam a área da Gestão Empresarial e da Ciência da Informação de maneira interdisciplinar. Fala Inglês, Francês e Português fluentemente e possui conhecimento intermediário em Espanhol. 

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Pós-doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2020. Doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2012. Mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2009. Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1994. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), 2019-2022. Áreas de concentração: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Serviço de Referência e Informação, Redes de Informação, Sistemas de Informação, Comércio e Governo Eletrônico. 

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Published

2022-08-22

How to Cite

Silva, R. C., Santos, B. R. P., Ottonicar, S. L. C., & Damian, I. P. M. (2022). The protagonism of Information Literacy from the perspective of fake news: research data, proposals and reflections. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 351–374. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36755

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