Competência para reconhecer desinformação nas redes sociais: diagnóstico com estudantes ingressantes em cursos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v18.n2.2025.56629

Palavras-chave:

Desinformação, Redes sociais, Estudantes de graduação, Competência crítica em informação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a competência dos estudantes para reconhecer desinformação nos sites de redes sociais, na perspectiva da sua formação para lidar com esse ambiente informacional. Especificamente, responde à seguinte questão de pesquisa: como os estudantes ingressantes nos cursos de graduação da área da Ciência da Informação reagem quando recebem desinformação das redes sociais?. Pesquisa diagnóstica, de análise descritiva e avaliação quantitativa, coletou os dados por meio da aplicação de um questionário a 196 estudantes ingressantes de graduação de 10 universidades públicas do Brasil. Os resultados revelaram que, apesar da intensa conectividade dos estudantes, isso não os transforma em especialistas no reconhecimento de informações falsas. Essa constatação evidencia que os estudantes necessitam de qualificação em competência crítica em informação para entenderem como funcionam as muitas atividades de desinformação que ocorrem na sociedade e como estas servem ou suprimem objetivos democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Recife, PE, Brasil

  • Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Gestão Pública. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE no período de 2020 - 2021. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia no período de 2011-2022. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, desinformação, inovação inclusiva.

Edla Barbosa de Santana, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Recife, PE, Brasil

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação Antirracista e Sujeitos Informacionais (CNPq/UFPE), onde atualmente desenvolve estudos no âmbito do projeto de pesquisa "Competência em Informação Antirracista". Suas principais áreas de atuação incluem: Fontes de Informação; Competência em Informação; Estudos de Usuários; Estudos sobre o Uso da Informação; Desinformação; e Relações Étnico-Raciais.

Ana Reyes Pacios Lozano, Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Madrid, España

Doutora em Filosofia e Letras pela Universidad de León, Espanha (1997). Atualmente é Professora Titular da Universidade Carlos III de Madrid, na Faculdade de Letras, Comunicação e Documentação, no Departamento de Biblioteca e Documentação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Seus principais temas de pesquisa são: biblioteca universitária; Avaliação de recursos e qualidade; Marketing e promoção; Planejamento e gestão.

Referências

ALVES, Marco Sousa; MACIEL, Emanuella Halfeld. O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto. Internet & Sociedade, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 144 –171, jan. 2020. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/o-fenomeno-das-fake-news-definicao-combate-e-contexto/. Acesso em: 6 fev. 2024.

ANDERSEN, Jack. Information criticism: Where is it? In: LEWIS, Alison. (org.). Questioning library neutrality. Essays from Progressive Librarian. Duluth, Minnesota: Library Juice Press. 2008. p. 97-108.

ARBOIT, Aline Elis; BUFREM, Leilah Santiago; KOBASHI, Nair Yumiko. A institucionalização da Ciência da Informação no Brasil sob a ótica da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área. Informação & Sociedade. João Pessoa, v.21, n.1, p. 145-158, jan./abr. 2011.Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9584. Acesso em: 10 jan. 2024.

BARBERÁ, Pablo. Social media, echo chambers, and political polarization. In: PERSILY, Nathaniel; TUCKER, Joshua (org.). Social media and democracy: The state of the field and prospects for reform. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2020. p. 34-55.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001, São Paulo. Anais Eletrônicos...São Paulo: Unesp, 2001.

BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marcos; SALDANHA, Gustavo. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, Paraíba, v. 29, n. 3, p. 5-22, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/47337. Acesso em: 6 fev. 2024.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência em informação: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28‐37, set./dez. 2003. DOI:10.1590/S0100-19652003000300004. Acesso em: 10 jan. 2024.

CERDÀ-NAVARRO, Antoni; ABRIL-HERVÁS, David; MUT-AMENGUAL, Bartomeu; COMAS-FORGAS, Rubén. Fake o no fake, esa es la cuestión: reconocimiento de la desinformación entre alumnado universitario. Revista Prisma Social, [s.l.], v. 34, p. 298–320, 2021. Disponível em: https://revistaprismasocial.es/article/view/4328. Acesso em: 10 jan. 2024.

CERNICOVA-BUCA, Mariana; CIUREL, Daniel. Developing resilience to disinformation: A game-based method for future communicators. Sustainability, [s.l.], v.14, 5438, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14095438. Acesso em: 8 fev. 2024.

COLLINS, Patricia Hill. Another kind of public education: Race, schools, the media, and democratic possibilities. Boston: Beacon Press; 2009.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. 2020. 308 f.: il. (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Bahia. 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31967/1/Tese_Tatiana%20Dourado.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.

DRABINSKI, Emily.; TEWELL, Eamon. Critical information literacy. In: HOBBS, Renee; MIHAILIDIS, Paul. (org.). The international encyclopedia of media literacy. New Jersey, U.S: John Wiley & Sons, Inc., 2019. Disponível em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118978238. Acesso em: 10 jan. 2024.

ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305001898?via%3Dihub. Acesso em: 06 fev. 2024.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2001.tde-30112004-151029. Acesso em: 6 fev. 2024.

FALLIS, Don. What is disinformation? Library Trends, [s.l.], v. 63, n.3, p. 401-426, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0014. Acesso em: 10 fev. 2024.

FIGUEIRA, João; SANTOS, Silvio. Percepción de las noticias falsas en universitarios de Portugal: análisis de su consumo y actitudes. Profesional de la información, [s.l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.3145/epi.2019.may.15. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2019.may.15. Acesso em: 4 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra,1970.

FLORIDI, Luciano. The philosophy of information. New York: Oxford University Press, 2011.

MARZAL GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel; CRUZ-PALACIOS, Eduardo. Gaming como instrumento educativo para una educación en competencias digitales desde los Academic Skills Centres. Revista General de Información y Documentación, [s.l.], v.28, n. 2, p. 489-506, 2018. Disponível em:

https://doi.org/10.5209/RGID.62836. Acesso em: 11 fev. 2024.

HOLLIS, Helena. Information literacy and critical thinking: Different concepts, shared conceptions. Information Research, [s.l.], v. 24, n. 4, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/200749176.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

LACOMBE, Milly. Mídia deve assumir seu papel na naturalização da extrema-direita no Brasil. Uol, 05/10/2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/milly-lacombe/2022/10/05/midia-deve-assumir-seu-papel-na-naturalizacao-da-extrema-direita-no-brasil.htm Acesso em: 12 jan. 2024.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K. H.; COOK, John. Beyond misinformation: Understanding and coping with the ‘‘post-truth’’ era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, [s.l.], v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017.

Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jarmac.2017.07.008. Acesso em: 6 fev. 2024.

LEVINE, Peter. The problem of online misinformation and the role of schools. Studies in Media & Information Literacy Education, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 1-11, 2005.

DOI:10.3138/sim.5.1.003.

MACFARLANE, Douglas; HURLSTONE, Mark J.; ECKER, Ullrich K.H. Countering demand for ineffective health remedies: Do consumers respond to risks, lack of benefits, or both? Psychology & Health, [s.l.], v. 36, n. 5, p. 593-611, 2021. DOI: 10.1080/08870446.2020.1774056. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08870446.2020.1774056. Acesso em: 8 fev. 2024.

MARQUES, Lula. Mídia brasileira é ‘parcial’,diz jornal britânico. Segundo The Independent, manipulação da imprensa na cobertura da crise política no Brasil tem reforçado opiniões contrárias à presidente Dilma. Opera Mundi, 13 de abr. de 2016. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/43780/midia-brasileira-e-parcial-diz-jornal-britanico . Acesso em: 15 jan. 2024.

MARTÍN-HERRERA, Inmaculada; MICALETTO-BELDA, Juan Pablo. Opiniones y actitudes de los estudiantes universitarios de Comunicación ante las fake news. Diagnóstico en un ecosistema docente. Comunicación y hombre: Revista interdisciplinar de ciencias de la comunicación y humanidades, [s.l.], n. 17, p. 193 – 206, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32466/eufv-cyh.2021 .17.661 . 193-206. Acesso em: 17 fev. 2024.

MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; CUEVAS-CERVERÓ, Aurora. Alfabetización informacional crítica: Una corriente política cada vez más necesaria. Anuario ThinkEPI, [s.l.], v. 16, e16a31, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2022.e16a31. Acesso em: 10 fev. 2024.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia de investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. Dos sites de notícias falsas às mídias hiper-partidárias. Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, [s.l.], v. 15, n. 27, p. 71-83, 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/6131. Acesso em: 6 fev. 2024.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROOZENBEEK, Jon.; VAN DER LINDEN, Sander. Fake news game confers psychological resistance against online misinformation. Palgrave Communications, [s.l.], v. 5, n. 65, p.1-10, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-019-0279-9. Acesso em: 6 fev. 2024.

SANTOS-D’AMORIM, Karen; MIRANDA, Májory. Misinformation, Disinformation, and Malinformation: Clarifying the Definitions and examples in disinfodemic times. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 26, p. 01–23, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021. e76900.

SANTOS-D’AMORIM, Karen; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Da personalização algorítmica às guerras informacionais: a dinâmica das bolhas de (des)informação em torno do Dia 7 de setembro de 2021. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e86628.

SERELLE, Márcio; SOARES, Rosane. As novas formas do falso: entretenimento, desinformação e política nas redes digitais. Intexto, Porto Alegre, n. 52, p. 94842, 2021. DOI: 10.19132/1807-8583202152.94842.

Disponível em: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94842. Acesso em: 7 fev. 2024.

SIMCHON Almog; BRADYA, William J.; VAN BAVEL, Jay J. Troll and divide: The language of online polarization. PNAS Nexus, [s.l.], v.1, n. 1, p. 1-12, 2022. DOI:10.31234/osf.io/xjd64. Disponível em: https://doi.org/10.1093/pnasnexus/pgac019. Acesso em: 5 jan. 2024.

SUNSTEIN, Cass. #Republic: Divided democracy in the age of social media. Princeton: Princeton University Press, 2017.

SWANSON, Troy A. A radical step: implementing a critical information literacy model. Portal: libraries and the academy, [s.l.], v. 4, n. 2, p. 259-273, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1353/pla.2004.0038. Acesso em: 12 fev. 2024.

WARNICK, Barbara. Critical literacy in a digital era: Technology, rhetoric and the public interest. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2002.

VARGO, Chris; GUO, Lei; AMAZEEN, Michelle. The agenda-setting power of fake news: A big data analysis of the online media landscape from 2014 to 2016. New Media & Society, v. 20, n. 5, p. 2028 – 2049. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461444817712086. Acesso em: 6 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Presser, N. H., Santana, E. B. de, & Pacios Lozano, A. R. (2025). Competência para reconhecer desinformação nas redes sociais: diagnóstico com estudantes ingressantes em cursos de graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 18(2), 287–310. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n2.2025.56629

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.