O método Cross Culture na pesquisa em Ciência da Informação

Autores

  • Rafaela Carolina Silva Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9684-0327
  • Rosângela Formentini Caldas Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6020-9197

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.10675

Palavras-chave:

Método de pesquisa. Cross Culture. Ciência da Informação. Equipamento Cultural.

Resumo

Observar divergências e similaridades culturais pode trazer benefícios às comunidades e gerar desenvolvimentos significativos. O objetivo do estudo compreendeu verificar o método Cross Culture e suas aplicações, como uma metodologia inovativa, na Ciência da Informação. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, utilizando do método Pesquisa Bibliográfica para levantar dados em bases de dados da área da Ciência da Informação, nos cenários nacional e internacional. Os resultados mostraram que o método ainda é pouco explorado pela área, e que a maior parte das publicações sobre a temática ocorrem em âmbito internacional, no campo da Gestão, Mediação e Uso da Informação. A base de dados em que os artigos mais se utilizaram da metodologia é a base de dados Library and Information Science Abstract. Concluiu-se que desenvolver pesquisas transculturais no âmbito da Ciência da Informação significa promover a diversidade cultural e criar mecanismos que reflitam as demandas sociais de cada sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez Mestrado Sanduíche na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015.

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente da UNESP. É membro do conselho departamental em Ciência da Informação e da Comissão de Ações Culturais. Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração e no âmbito da pós-graduação atua no Programa de Ciência da Informação da instituição. Participa do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e tem interesse em temas como: Cidades Inteligentes, Estruturas Organizacionais e Desenvolvimento de Comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e no relatório para implementação do curso de museologia da UNESP. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados foram regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade europeia.

 

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Silva, R. C., & Caldas, R. F. (2019). O método Cross Culture na pesquisa em Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 702–727. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.10675

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)