O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39520

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Comunicação organizacional, Compartilhamento do conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta os conceitos de comunicação e gestão do conhecimento, enfatizando o compartilhamento do conhecimento nas organizações. O problema a ser esclarecido na pesquisa aborda o quanto a comunicação pode contribuir no compartilhamento do conhecimento. Como objetivos que norteiam o estudo apresenta-se a exploração dos conceitos de comunicação e gestão do conhecimento de forma à apresentar a contribuição e o significado da comunicação organizacional no compartilhamento do conhecimento. A metodologia para alcançar o objetivo proposto transcorreu por meio de uma pesquisa exploratória bibliográfica, consultando livros, teses, dissertações e periódicos científicos que contemplassem os assuntos de comunicação organizacional, compartilhamento do conhecimento e Gestão do Conhecimento. Essa orientação  teórica apresenta os conceitos relacionados à gestão do conhecimento e sua importância nas organizações, aliado ao papel essencial desempenhado pela comunicação nesse processo. Conclui-se, após os levantamentos teóricos, que estudar a comunicação para a gestão do conhecimento se faz necessário, uma vez que somente as pessoas geram conhecimento e, é por meio delas que o conhecimento é compartilhado. E, para a geração do conhecimento em uma organização, uma comunicação adequada é fundamental. O questionamento da melhor comunicação sempre existirá, mas é preciso buscar a construção de elementos que possam auxiliar no compartilhamento do conhecimento no âmbito organizacional de maneira que as organizações possam tirar proveito dos benefícios advindos da gestão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Taciana Maria Lemes de Luccas, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Assis, SP, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (1995), especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina -UEL (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2005) e doutoranda em Ciência da Informação na linha de pesquisa de gestão, mediação e uso da informação. Atualmente é docente de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - FATEC Assis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, relacionamento com clientes, internet e comunicação. Integrante do grupo de pesquisa ICIO - Unesp Marília.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Pós-doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2020. Doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2012. Mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2009. Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1994. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), 2019-2022. Áreas de concentração: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Serviço de Referência e Informação, Redes de Informação, Sistemas de Informação, Comércio e Governo Eletrônico.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Luccas, T. M. L. de, & Damian, I. P. M. (2022). O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 106–125. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39520

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