O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39520

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Comunicação organizacional, Compartilhamento do conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta os conceitos de comunicação e gestão do conhecimento, enfatizando o compartilhamento do conhecimento nas organizações. O problema a ser esclarecido na pesquisa aborda o quanto a comunicação pode contribuir no compartilhamento do conhecimento. Como objetivos que norteiam o estudo apresenta-se a exploração dos conceitos de comunicação e gestão do conhecimento de forma à apresentar a contribuição e o significado da comunicação organizacional no compartilhamento do conhecimento. A metodologia para alcançar o objetivo proposto transcorreu por meio de uma pesquisa exploratória bibliográfica, consultando livros, teses, dissertações e periódicos científicos que contemplassem os assuntos de comunicação organizacional, compartilhamento do conhecimento e Gestão do Conhecimento. Essa orientação  teórica apresenta os conceitos relacionados à gestão do conhecimento e sua importância nas organizações, aliado ao papel essencial desempenhado pela comunicação nesse processo. Conclui-se, após os levantamentos teóricos, que estudar a comunicação para a gestão do conhecimento se faz necessário, uma vez que somente as pessoas geram conhecimento e, é por meio delas que o conhecimento é compartilhado. E, para a geração do conhecimento em uma organização, uma comunicação adequada é fundamental. O questionamento da melhor comunicação sempre existirá, mas é preciso buscar a construção de elementos que possam auxiliar no compartilhamento do conhecimento no âmbito organizacional de maneira que as organizações possam tirar proveito dos benefícios advindos da gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Maria Lemes de Luccas, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Assis, SP, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (1995), especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina -UEL (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2005) e doutoranda em Ciência da Informação na linha de pesquisa de gestão, mediação e uso da informação. Atualmente é docente de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - FATEC Assis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, relacionamento com clientes, internet e comunicação. Integrante do grupo de pesquisa ICIO - Unesp Marília.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Pós-doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2020. Doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2012. Mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2009. Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1994. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), 2019-2022. Áreas de concentração: Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Serviço de Referência e Informação, Redes de Informação, Sistemas de Informação, Comércio e Governo Eletrônico.

Referências

ALVARES, L.; BAPTISTA, S. G; ARAÚJO JUNIOR, R. H. Gestão do conhecimento: categorização conceitual. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 235-252, jul./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/15124/10437 Acesso em: 10 de março 2021.

ANGELONI, M. T. Comunicação nas organizações da era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

ARAÚJO, W. J. de; AMARAL, S. A. do. A segurança do conhecimento nas práticas da gestão da segurança da informação e da gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇAO, 11, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2011/08/pdf_e06e082806_0018652.pdf Acesso em: 10 set. 2018.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação. Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012.

CALDAS, M. A. E. Estudos de revisão de literatura: fundamentação e estratégia metodológica. São Paulo: Hucitec, 1986.

CARVALHO, F. C. A de. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimentos e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2006.

CURVELLO, J. J. A. Estudos de Comunicação Organizacional: entre a análise e a prescrição. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 25, 2002, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2002. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/51464753535320645087391174508999057550.pdf Acesso em:05 jun. 2020.

DAVENPORT T. H. ; PRUSAK L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerencial seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DAZZI, M. C. S; ANGELONI, M. T. Compreendendo o significado de gestão do conhecimento e a importância da comunicação em seu compartilhamento – um estudo de caso. In: XXVIII – Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. Anais...Curitiba, 2004. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2004-adi-1381.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2020.

DUARTE, E. A.; BRAGA, R. M. de O. A comunicação organizacional em unidades de informação. Revista Informação. Londrina, v. 17, n. 3, p. 181-197, set./dez. 2012.

DRUCKER, P. F. As informações de que os executivos realmente precisam. In: HARVARD BUSINESS REVIEW (Ed.). Medindo o desempenho empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p. 9-30.

FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.

FERNANDES, M. T. A. (org.) Organizações do Conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2005.

FIALHO, F. A. P.; MACEDO, M.; SANTOS, N.; MITIDIERI, T. C. Gestão do conhecimento e aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2006.

FREIRE, O. B. de L. Comunicação, cultura e organização: um olhar antropológico sobre os modos de comunicação administrativa na perspectiva da comunicação integrada. 2009, 263p. Tese de doutorado em Comunicação. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.

GARICANO, L; WU, Y. Knowledge, Communication, and Organizational Capabilities. Organization Science, v. 23, n. 5, p. 1382-1397. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259926819_Knowledge_Communication_and_Organizational_Capabilities Acesso em: 24 de março 2021.

GONÇALVES, O. C.; RAMOS, F. S. D.; SANTOS. S. M. Gestão do Conhecimento e Comunicação Organizacional: Estudo da aplicação de um modelo de comunicação organizacional para disseminação do conhecimento. 2009. 83 f. Monografia Especialização- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/1812796-Gestao-do-conhecimento-e-comunicacao-organizacional-estudo-da-aplicacao-de-um-modelo-de-comunicacao-organizacional-para-disseminacao-do-conhecimento.html. Acesso 2 de maio de 2019.

GUTIÉRREZ, M. P. Gestión del conocimiento em las organizaciones. Fundamentos, metodologia y práxis. Gijón: Ediciones Trea, 2008.

HOFFMANN, W. A. M.. Construções Interdisciplinares em Gestão do Conhecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

KUNSCH, M. M. K. (org.) Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Volume 2.São Paulo: Saraiva, 2009.

KUNSCH, M. M. K. (org.) Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

LACOMBE, F. J. M.. Dicionário da administração. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARCHIORI, M. R. Cultura e comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2017.

MESSAGI JÚNIOR, M. Teorias da comunicação: aplicações contemporâneas. Curitiba: InterSaberes, 2018.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SILVA, M. F.; ALMEIDA, C. C. de. Representació de las religiones de influencia africana en la CDD: un análisis crítico de la Umbanda en Brasil. Scire: representación y organización del conocimiento, v. 24, n. 2, 2018. (ISSNe 2340-7042; ISSN 1135-3716) Disponível em: https://ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/4147 Acesso em: 10 de março 2021.

SCHMITT, V. Tendências dos jornais on-line na disseminação personalizada do conhecimento. Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC/PPEGC, 2012.509 p. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/06/TESE-C%C3%A1ssio-Frederico-Moreira-Druziani-06-06-2014-versao-final-6.pdf Acesso em: 10 março 2021.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TONET, H. C.; PAZ, M. das G. T. Um modelo de compartilhamento de conhecimento no trabalho. Revista Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 75-94, abr./jun. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000200005 Acesso em: 10 de março 2021.

VALENTIM, M. L. G. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119521>. Acesso em: 1 set. 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Luccas, T. M. L. de, & Damian, I. P. M. (2022). O papel da comunicação no processo do compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 106–125. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39520

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)