A valorização do grafite como documento de arquivo: uma abordagem interdisciplinar entre a competência em informação e a teoria da complexidade

Autores

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Myrella Vaenia da Luz Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8339

Palavras-chave:

arquivos públicos, competência em informação, grafite, teoria da complexidade

Resumo

Objetivou-se analisar se a competência em informação e a teoria da complexidade podem contribuir para a valorização e institucionalização do grafite como documento passível de tratamento em arquivos públicos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados demonstraram que o padrão de competência em informação, que corresponde à necessidade de fontes confiáveis para acesso efetivo da informação, justifica e auxilia a ideia de institucionalização do grafite como documento de arquivo, visto que fornecerá um acesso padrão, libertador e duradouro à sociedade que decidir utilizar e acessar o grafite documentado (quando esse já se encontrar na condição de documento) em arquivos públicos. Ademais, concluiu-se que um dos princípios do pensamento complexo refletiu para o fato de que não há como escapar desse processo de institucionalização do grafite, porque esse é um desenho da sociedade, é efeito de alguma causa e configura momentos da história do país e do povo.

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Biografia do Autor

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil.

 

Myrella Vaenia da Luz Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Londrina, PR, Brasil.

 

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Curso de Biblioteconomia, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

 

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

 

Referências

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Santos, B. R. P. dos, Fernandes, M. V. da L., Damian, I. P. M., & Albuquerque, A. C. de. (2018). A valorização do grafite como documento de arquivo: uma abordagem interdisciplinar entre a competência em informação e a teoria da complexidade. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(2), 481–497. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8339

Edição

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