Diretrizes éticas

Diretrizes éticas

A Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) segue os princípios e padrões recomendados pelo COPE ((Committee on Publication Ethics, Comitê de Ética em Publicações), organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas. Deste modo, todo o processo editorial e pós-publicação seguem as recomendações do COPE [Disponíveis em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines].

Os editores e o conselho editorial são responsáveis por zelar pelas questões éticas da RICI. Qualquer reclamação ou suspeita de má conduta de autores, avaliadores ou mesmo da equipe editorial pode ser encaminhada ao e-mail da revista [rici@unb.br], a qual será analisada pelos editores, pautando-se nos Guias do COPE [Disponível em: publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20English%20flowcharts_9Nov2016.pdf]

Em casos que envolvam suspeitas de má conduta relacionada à submissão, haverá uma verificação por parte dos editores com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético e para que todas as dúvidas sejam esclarecidas ou informadas aos leitores.

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do autor e/ou autores.

Se comprovada a má conduta por parte de um membro da equipe editorial ou parecerista ad doc, este será afastado de suas atribuições na revista.

O processo de avaliação se baseia no mérito do trabalho, de acordo com as diretrizes informadas na página “Sobre a revista” [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/about] e inclui a verificação de plágio de todas as submissões.

A avaliação não deve ser influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais ou aqueles não pautados nas diretrizes da RICI. Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados ou que contenham ofensas ou posturas inadequadas. Espera-se que o avaliador mantenha o anonimato em relação à avaliação e a confidencialidade dos artigos revisados. Em caso de algum conflito de interesse, o avaliador deve informar aos editores antes do aceite ou durante o processo de avaliação em formulário próprio disponibilizado no sistema da revista. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo em análise, o avaliador deve comunicar o editor.

Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo da submissão. Quanto às dúvidas relacionadas à inclusão de coautores, ordem dos nomes entre outras recomenda-se a consulta ao Guia pra autores da COPE [URL: https://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf] e o CRediT (Contributor Roles Taxonomy, URL: https://casrai.org/credit/).

De outra parte, o(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses (financeiro, profissional ou de qualquer outra natureza substantiva que possa ser interpretado como fator influente nos resultados da pesquisa ou na interpretação desses resultados), quando for o caso, utilizando o campo correspondente do sistema da revista durante o processo de submissão. 

Igualmente, o(s) autor(es) deve(m) divulgar todas as fontes de apoio financeiro para o projeto.

Finalmente, o(s) autor(es) deve(m) notificar imediatamente a Equipe Editorial da revista se descobrir um erro ou imprecisão significativa em seu próprio trabalho publicado, ademais de colaborar com a equipe editorial para retratar ou corrigir o artigo.