O estudo do limite de uma função

o que disseram os alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21852

Palavras-chave:

Limite, Percepção do professor universitário, Dificuldade, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo trazer novas reflexões relacionadas ao conceito de limite de uma função. Há um número grande de trabalhos de investigação com diferentes abordagens e metodologias que procuraram descobrir os motivos para o fracasso generalizado dos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Mas, há ainda poucos trabalham que versam sobre o olhar do aluno universitário sobre essa dificuldade. Apresentaremos nesse texto, especificamente, os dados dos alunos referentes ao conceito de limite com a esperança de que os mesmos possam sensibilizar os professores que ensinam essa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Sardeiro dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Matemática pelo IME-UFG, mestre em Educação pela FE-UFG, doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Coordenadora de estágio da Licenciatura em Matemática, Coordenadora Adjunta do CIAR. Atualmente desenvolve projeto relacionados ao ensino e a aprendizagem de matemática no Ensino Superior relacionados à UFGInclui.  Seus maiores interesses relacionam-se com a Linguagem e a Matemática, Formação de professores e os problemas de aprendizagem da matemática no Ensino Superior

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Concluiu o doutorado em Mathematiques et Applications  em Univesite de Rennes I ”“ França. Assistente doutor ”“ PUC/SP, assistente doutor da Fundação Santo André. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de São Paulo da Capes, bolsista pesquisador do CNPq. É, atualmente, coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados da PUC/SP desde 2013.  Atua na área de Educação com ênfase em educação matemática.

Referências

Abreu, O.H. de (2011). Discutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de limites e continuidade em cálculo I. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

Abreu, O.H. de, Reis, F. da S. (2011). Uma discussão sobre o papel das definições formais no ensino e aprendizagem de limites e continuidade em Cálculo I. Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 3, p. 439-459. São Paulo.

Amorim, L.I.F. (2011). A (re)construção do conceito de limite do Cálculo para a Análise: um estudo com alunos do curso de licenciatura em matemática, Dissertação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

Bakhtin, M. (2010). Marxismo e filosofia da linguagem. (14. ed.). São Paulo: Editora Hucitec.

Celestino, M.R. (2008) – Concepção sobre limites: imbricações entre obstáculos manifestos por alunos do ensino superior, tese de doutorado, PUC/SP.

Cornu, B. (1983) – Aprentissage de la notion de limite – Conceptions et obstacles – These de doctorat de Troiseme Cycle de Mathematiques Pures – L’ Universite Scientifique et Medicale de Grenoble.

Guerra, R.C.C. (2012) – Aprendizagem do conceito de limite – dissertação, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Jordaan, T. (2005). Misconceptions of the limit concept in mathematics course for engineering students, master of education, University of South África.

Maurice, L. (2005). College student’s ideas on the limits of rational functions dealing with zero and infinity. http://www.reflets.ca/rayonnement.html

Santos, M.B.S. dos (2013). Um olhar para o conceito de limite. Tese de doutorado, PUC, São Paulo.

Tall, D. (1978). Conflicts in the learning of Real Numbers and Limits - Published in Mathematics Teaching, 82, 44–49. Oxford University Press. http://go.warwick.ac.uk/wrap

Vygotsky, L.S. (1998). Pensamento e linguagem (2ª edição). São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

27.02.2019

Como Citar

Santos, M. B. S. dos, & Almouloud, S. A. (2019). O estudo do limite de uma função: o que disseram os alunos?. Linhas Crí­ticas, 25, e21852. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21852

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.