Relações entre o uso do microfone de bastão e a precisão da voz cantada do Artista de Teatro Musical em formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51280Palavras-chave:
Microfone, Teatro Musical, Linha Dramatúrgica, Voz, PrecisãoResumo
Neste artigo são investigados caminhos para se refletir sobre uma possível linha dramatúrgica da relação do Artista de Teatro Musical em formação com o microfone, tendo como foco a precisão. O artigo é dividido em três eixos; o primeiro observa como a voz se comporta no espaço; o segundo observa a voz no microfone, que leva em consideração o modo de segurar o microfone, a direcionalidade, a aproximação e o distanciamento; o terceiro observa um mapeamento da música a ser cantada e uma espécie de coreografia. Para exemplificar possibilidades do uso do equipamento, foram realizados vídeos explorando essa possível linha dramatúrgica, com o intuito de evidenciar potencialidades da canção.
Downloads
Referências
ANTUNES, Jorge. Sons novos para a voz. Brasília: Editora Sistrum, 2007.
BONFITTO, M. Tecendo os sentidos: a dramaturgia como textura. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 56–61, 2011. DOI: 10.20396/pita.v1i1.8634753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634753. Acesso em: 4 dez. 2023.
BRANCALIONI Ana Rita; BONINI Joviane Bagolin; GUBIANI Marileda Barrichelo, KESKE-SOARES Márcia. Distúrb Comun, São Paulo, 24(1): 101-107, 2012.
BENNET, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986.
CANDÉ. Roland. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
CARDOSO, Adriana.; FERNANDES, Angelo; CARDOSO, Cassio. Breve história do Teatro Musical no Brasil, e compilação de seus títulos. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/42982. Acesso em: 10 jun. 2023.
DO VALLE, Solón. Microfones. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia LTDA, 2015.
ESTEVES, Gerson. A BROADWAY NÃO É AQUI Teatro musical no Brasil e do Brasil Uma diferença a se estudar. São Paulo. Programa de Mestrado em Comunicação/ Faculdade Cásper Líbero. 2014. Dissertação (mestrado em comunicação).
FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FERREIRA, Plínio Gonçalves Bueno; MACIEL, Carlos Dias. Projeto de filtros para equalização, nivelação e simulação sonora de microfones e alto-falantes e referência padrão. 2014, Anais.São Paulo, SP: Pró-Reitoria de Pesquisa/USP, 2014. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoObternumeroInscricaoTrabalho=1777&numeroEdicao=22&print=S. Acesso em: 04 dez. 2023.
GODINHO, Ruy. Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira. Brasília: Abravídeo. 2009.
GODOIS, Ivo. Sonoridades das Cenas. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas. Florianópolis. 2022. N. 4. V. 2. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23095 - acesso em: 10, jun. 2023.
LAZZARINI, Victor. Elementos de acústica. Maynooth: Music Department of National University of Ireland, 1998.
LIGNELLI, César. Sons e(m) cena: parâmetros do som (Tomo 1), 2.ed - Curitiba: Appris, 2020.
MUNDIM, Tiago. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Florianópolis. V. 2. N. 41. P. 1-31. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 - acesso em: 10 jun. 2023.
MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Dossiê Temático: O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Florianópolis, v.2, n. 41, pp. 1-31, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 .
NEVES. José. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria. 2008.
RUBIM, Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Revista Poiésis, v. 11, n. 16, p. 40-51, 31 dez. 2010.
RUBIM, Mirna. Voz. Corpo. Equilíbrio. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações, 2019.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp. 2011.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis. Rio de Janeiro. N. 16. V. 11. 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26967/15671 - acesso em: 10, jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.