Vozes em Diálogo

Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik

Autores

Palavras-chave:

Voz, Movimento, Molik, Giuliano Campo

Resumo

A presente entrevista tem como objetivo aprofundar os conteúdos relacionados aos exercícios vocais de Molik e seus princípios metodológicos no trabalho do ator. É uma conversa com Giuliano Campo que abrange os seguintes tópicos: Ressonadores, com comentários sobre a criação e superação deste exercício; Partituras, sobre o processo de coreografar as ações psicofísicas do ator; Alfabeto Corporal, sobre as origens deste sistema e como ele ajuda no trabalho vocal; Conduta do Mestre, sobre como Molik aprendeu a tratar a voz dos alunos; e termos como Vida e O Desconhecido. Além disso, a entrevista contempla elaborações e desdobramentos dos temas abordados no livro Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik (2012), sempre buscando não abordar sua técnica como um “manual”, mas como um “instrumento vivo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pablo Magalhães, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Mestre em Processos Composicionais da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília, Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referências

GROTOWSKI, Jerzy. In Search of a Poor Theater. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971; Foreword by Peter Brook.

GROTOWSKI, Jerzy. Jerzy Grotowski's Laboratory Theatre. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MOLIK, Zygmunt; CAMPO, Giuliano. Zygmunt Molik's Training of Voice and Body - The Legacy of Jerzy Grotowski. Ed. São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda, 2012.

MAGALHÃES, Pablo. Voz e Movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. Dissertação de Mestrado. Brasília, UnB, 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Magalhães, P., & Lignelli, C. (2022). Vozes em Diálogo: Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik. Voz E Cena, 3(02), 322–347. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45483

Edição

Seção

Entrevistas

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.