Vozes em Diálogo
Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik
Palavras-chave:
Voz, Movimento, Molik, Giuliano CampoResumo
A presente entrevista tem como objetivo aprofundar os conteúdos relacionados aos exercícios vocais de Molik e seus princípios metodológicos no trabalho do ator. É uma conversa com Giuliano Campo que abrange os seguintes tópicos: Ressonadores, com comentários sobre a criação e superação deste exercício; Partituras, sobre o processo de coreografar as ações psicofísicas do ator; Alfabeto Corporal, sobre as origens deste sistema e como ele ajuda no trabalho vocal; Conduta do Mestre, sobre como Molik aprendeu a tratar a voz dos alunos; e termos como Vida e O Desconhecido. Além disso, a entrevista contempla elaborações e desdobramentos dos temas abordados no livro Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik (2012), sempre buscando não abordar sua técnica como um “manual”, mas como um “instrumento vivo”.
Downloads
Métricas
Referências
GROTOWSKI, Jerzy. In Search of a Poor Theater. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971; Foreword by Peter Brook.
GROTOWSKI, Jerzy. Jerzy Grotowski's Laboratory Theatre. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MOLIK, Zygmunt; CAMPO, Giuliano. Zygmunt Molik's Training of Voice and Body - The Legacy of Jerzy Grotowski. Ed. São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda, 2012.
MAGALHÃES, Pablo. Voz e Movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. Dissertação de Mestrado. Brasília, UnB, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.