Vozes em Diálogo
Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51194Palavras-chave:
Voz, Movimento, Zygmunt Molik, Giuliano Campo, Jerzy GrotowskiResumo
A presente entrevista aborda conteúdos relacionados aos exercícios vocais de Zygmunt Molik no trabalho do ator. Consiste em um diálogo com Giuliano Campo, realizado originalmente em inglês, que abrange os seguintes temas: Ressonadores, com comentários sobre a criação deste exercício; Partituras, sobre o processo de coreografar as ações psicofísicas do ator; Alfabeto Corporal, sobre as origens deste sistema e como ele ajuda no trabalho vocal; Conduta do Mestre, sobre como Molik desenvolveu suas habilidades relativas à preparação vocal; e termos recorrentes destas práticas como Vida e O Desconhecido. Ademais, contempla temas abordados no livro Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik (2012).
Downloads
Referências
FLASZEN, Ludwik. Grotowski & companhia: Origens e Legados. Ed. São Paulo: Realizações, 2015.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971; Prefácio de Peter Brook.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2007
MAGALHÃES, Pablo; LIGNELLI, César. Voices in Dialogue: Interview with Giuliano Campo about Zygmunt Molik's praxis. Voz e Cena, v. 3, n. 2, p. 80 - 95, 31 dez. 2022. Ed: Unb. Versão original em Inglês..
MAGALHÃES. Voz e Movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. Programa de Pós Graduação/Unb, 2022.Dissertação. Brasília
MOLIK, Zygmunt; CAMPO, Giuliano Treino de Voz e Corpo de Zygmunt Molik - O Legado de Jerzy Grotowski. Ed. São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda, 2012.
SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. London and New York: Routledge, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.