Editorial / Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56545Palavras-chave:
Editorial, ApresentaçãoResumo
Editorial / Apresentação
por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim
Para além das tradicionais comemorações de final de ano, festejamos radiantes com a chegada da 10ª edição da Revista Voz e Cena[1], que desde sua estreia em junho de 2020, mantém a regularidade de suas publicações com os lançamentos bianuais, realiza a avaliação às cegas de todos os manuscritos submetidos ao periódico, apresenta uma identidade visual consistente e original e, sobretudo, disponibiliza gratuitamente, até o momento, 112 artigos, 17 entrevistas, 5 traduções, 6 relatos de experiência, 1 resenhas e 10 registros audiovisuais concebidos por pesquisadoras e pesquisadores com vínculo em instituições de ensino das cinco regiões do Brasil além da Argentina, Portugal, Itália, França, Reino Unido e Estados Unidos.
O volume 5, número 02 de 2024, também apresenta duas novidades na Revista Voz e Cena. A primeira consiste na presença de dois dossiês temáticos em um mesmo número, respectivamente Práticas e Poéticas Vocais e Somáticas da Voz 2. Já a segunda é relativa à continuidade de um dossiê com mesmo recorte temático em edição subsequente.
O Dossiê Práticas e Poéticas Vocais[2] contou com o trabalho intenso do comitê editorial formado pela Profa. Dra. Adriana Fernandes da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, pelo Prof. Dr. Domingos Sávio Ferreira de Oliveira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, pelo Prof. Dr. Fernando Aleixo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG e pelo Prof. Ms. Guilherme Mayer Santos da Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF.
Já o Dossiê Somáticas da Voz 2 teve novamente seu comitê editorial formado pelo Prof. Dr. Diego Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Brasília/DF e pela Profa. Dr. Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília - UnB, que obstinadamente deram continuidade ao Dossiê Somática da Voz que compôs o volume 5, número 01 de 2024.
Em seu conjunto, este número conta com 13 artigos (10 do dossiê temático Práticas e Poéticas Vocais e 3 do Somáticas da Voz 2), 5 entrevistas (3 Práticas e Poéticas Vocais e 2 Somática da Voz 2), 2 traduções (Somática da Voz 2), além de 2 registros audiovisuais (Somáticas da Voz 2).
Considerando as autorias e coautorias dos manuscritos que integram as diversas seções deste número, tivemos a participação direta de 26 pessoas, vinculadas a instituições das 5 regiões do Brasil, além da tradução de 2 artigos, um de autoria de Cristina Kapadocha e outro de Martha Eddy, que mantêm relações com instituições de Nova York e do Reino Unido publicados originalmente em língua inglesa no primeiro Dossiê Somática da Voz.
Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras e professores atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.
[1] A partir dos Seminários A Voz e a Cena e da constituição da Rede Voz e Cena “em 2018 insurge o desejo no coletivo de um periódico com escopo inédito no país, que abarcasse pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas relacionadas a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos” (Lignelli; Dordete; Vargens; Mundim, 2020, p. 5).
[2] Título homônimo de livros engendrados no âmbito do Seminário A Voz e a Cena e da Rede Voz e Cena propostos por Fernando Aleixo. “Práticas e Poéticas Vocais (Volume 1 e 2) lançados respectivamente em 2014 e 2016, organizados por Aleixo, Martins e Dordete estão relacionados a temáticas apresentadas respectivamente na quinta, primeira e segunda edições do seminário” (Lignelli; Dordete; Vargens; Mundim, 2020, pp. 4-5).
Downloads
Referências
LIGNELLI, César; DORDETE, Daiane; VARGENS, Meran; MUNDIM, Tiago (2020). Editorial / Apresentação. Voz e Cena, 1(01), pp. 04–05.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.