Editorial / Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56545

Palavras-chave:

Editorial, Apresentação

Resumo

Editorial / Apresentação

por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim

Para além das tradicionais comemorações de final de ano, festejamos radiantes com a chegada da 10ª edição da Revista Voz e Cena[1], que desde sua estreia em junho de 2020, mantém a regularidade de suas publicações com os lançamentos bianuais, realiza a avaliação às cegas de todos os manuscritos submetidos ao periódico, apresenta uma identidade visual consistente e original e, sobretudo, disponibiliza gratuitamente, até o momento, 112 artigos, 17 entrevistas, 5 traduções, 6 relatos de experiência, 1 resenhas e 10 registros audiovisuais concebidos por pesquisadoras e pesquisadores com vínculo em instituições de ensino das cinco regiões do Brasil além da Argentina, Portugal, Itália, França, Reino Unido e Estados Unidos.

O volume 5, número 02 de 2024, também apresenta duas novidades na Revista Voz e Cena. A primeira consiste na presença de dois dossiês temáticos em um mesmo número, respectivamente Práticas e Poéticas Vocais e Somáticas da Voz 2. Já a segunda é relativa à continuidade de um dossiê com mesmo recorte temático em edição subsequente. 

O Dossiê Práticas e Poéticas Vocais[2] contou com o trabalho intenso do comitê editorial formado pela Profa. Dra. Adriana Fernandes da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, pelo Prof. Dr. Domingos Sávio Ferreira de Oliveira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, pelo Prof. Dr. Fernando Aleixo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG e pelo Prof. Ms. Guilherme Mayer Santos da Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF.

Já o Dossiê Somáticas da Voz 2 teve novamente seu comitê editorial formado pelo Prof. Dr. Diego Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Brasília/DF e pela Profa. Dr. Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília - UnB, que obstinadamente deram continuidade ao Dossiê Somática da Voz que compôs o volume 5, número 01 de 2024.

Em seu conjunto, este número conta com 13 artigos (10 do dossiê temático Práticas e Poéticas Vocais e 3 do Somáticas da Voz 2), 5 entrevistas (3 Práticas e Poéticas Vocais e 2 Somática da Voz 2), 2 traduções (Somática da Voz 2), além de 2 registros audiovisuais (Somáticas da Voz 2).

Considerando as autorias e coautorias dos manuscritos que integram as diversas seções deste número, tivemos a participação direta de 26 pessoas, vinculadas a instituições das 5 regiões do Brasil, além da tradução de 2 artigos, um de autoria de Cristina Kapadocha e outro de Martha Eddy, que mantêm relações com instituições de Nova York e do Reino Unido publicados originalmente em língua inglesa no primeiro Dossiê Somática da Voz.

Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras e professores atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.

[1] A partir dos Seminários A Voz e a Cena e da constituição da Rede Voz e Cena “em 2018 insurge o desejo no coletivo de um periódico com escopo inédito no país, que abarcasse pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas relacionadas a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos” (Lignelli; Dordete; Vargens; Mundim, 2020, p. 5).

[2] Título homônimo de livros engendrados no âmbito do Seminário A Voz e a Cena e da Rede Voz e Cena propostos por Fernando Aleixo. “Práticas e Poéticas Vocais (Volume 1 e 2) lançados respectivamente em 2014 e 2016, organizados por Aleixo, Martins e Dordete estão relacionados a temáticas apresentadas respectivamente na quinta, primeira e segunda edições do seminário” (Lignelli; Dordete; Vargens; Mundim, 2020, pp. 4-5).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor-Chefe do Periódico Voz e Cena. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Membro da Rede Voz e Cena (desde 2011). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias.Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Daiane Dordete Steckert Jacobs, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UDESC. Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Diretora Geral do Centro de Artes, Design e Moda da UDESC (gestão 2021-2025). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. Foi membra do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). Foi membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2020). É membra da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE), e co-coordenadora da GT Voz e Cena da ABRACE. Editora Associada da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC) e da Revista VOZ E CENA (PPGACEN/UnB).Idealizadora e membra da equipe do Programa de Extensão RADIOFONIAS da UDESC-CEART (2015-2020). Integra a Rede de Pesquisa Voz e Cena e a Red de Estudios de Artes Escenicas Latinoamericanas (REAL). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero. 

Meran Muniz da Costa Vargens, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Atriz e diretora teatral, possui graduação em Educação Artística, Habilitação Em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em Composição Coreográfica pela Escola de Dança UFBA (1994), mestrado em Ma In Theatre Arts Performance - University of London (1997), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005), pós-doutorado pelo Instituto de Artes da UNICAMP - SP (2010), Pós-doutorado pelo Centro de Letras e Artes da UNIRIO (2016), Pós-doutorado no Centro de Artes da UDESC (2023). Atualmente é Professora Titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA de março de 2017 a março de 2020. Desempenha-se como vice coordenadora da área de Artes da Câmara Superior da FAPESB desde 2021. Integra os grupos de pesquisa LAVRARE- Laboratório de Voz Rastros e Redes, do qual é líder, e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Contemporaneidade, Imaginário e Teatro (GIPE-CIT) ambos vinculados ao Cnpq. É membro do Conselho Editorial da Revista Repertório desde 2018 e Editora Associada da Revista Voz e Cena desde 2020. Premiada pela direção dos espetáculos teatrais O Castelo da Torre (2015), Amnesis - Uma busca Intencional pela lembrança (2013), Seu Bomfim (2005) e pela atuação em Extraordinárias Maneiras de Amar (2001). Atua, dirige e interpreta o espetáculo de contação de histórias improvisadas com a plateia Qualquer Coisa a Gente Inventa desde 2011 até os dias atuais. Dirigiu os espetáculos O Rato no Muro (2023) e Viva o Povo Brasileiro (2007) como resultado da formatura do curso de Interpretação Teatral da Escola de Teatro-UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: ator, expressão vocal, processo de criação, interpretação e expressão vocal tendo como foco o ator/performer nas linguagens do teatro, do circo e da dança. Investiga o teatro narrativo, os contadores de histórias, a pesquisa de campo com relatos de vida e a pedagogia do teatro em suas diversas interfaces incluindo a abordagem somática. 

Tiago Mundim, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília nas áreas de Interpretação e Voz. Bolsista PNPD de Pós-Doutorado no PPG-CEN da UnB (2019-2022). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB, com período sanduíche na Royal Central School of Speech and Drama - University of London (2015-2018). Mestrado e Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação, todos pela Universidade de Brasília (UnB). http://lattes.cnpq.br/0586365487485364 - http://orcid.org/0000-0003-3079-6671 . tiago.elias.mundim@gmail.com 

Referências

LIGNELLI, César; DORDETE, Daiane; VARGENS, Meran; MUNDIM, Tiago (2020). Editorial / Apresentação. Voz e Cena, 1(01), pp. 04–05.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Lignelli, C., Jacobs, D. D. S., Vargens, M. M. da C., & Mundim, T. (2024). Editorial / Apresentação. Voz E Cena, 5(02), 05–06. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56545

Edição

Seção

Editorial / Apresentação

Categorias