Editorial / Apresentação

Autores

Palavras-chave:

Editorial, Apresentação

Resumo

Editorial / Apresentação

por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim

O tilintar do encontro das taças, o olho no olho e as vozes ecoando tintim, podem sintetizar a sensação deste coletivo de professoras e professores que se dedicam aos estudos vocais e demais sonoridades da cena. Isto porque, mesmo atravessadas e atravessados pela enxurrada de intempéries de ordens diversas, iniciamos em 2020 uma nova aventura com o lançamento da Revista Voz e Cena. 

Porém, antes de dar o primeiro gole, lembremos que o início do coletivo se deu através da iniciativa de Fernando Aleixo (UFU) em organizar o I Seminário A Voz e a Cena, que ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia (MG) em 2011. Desde então nos encontramos anualmente a fim de debater, compartilhar e brindar nossas dúvidas, pesquisas e práticas. O II Seminário foi realizado em Florianópolis (SC) preparado por Janaína Martins - UFSC e Daiane Dordete - UDESC, o III em Brasília (DF), coordenado por César Lignelli e Sulian Vieira - UnB, o IV em Ouro Preto (MG), organizado por Marco Alvarenga (UFOP), o V em Teresópolis (RJ) coordenado por Jane Celeste Guberfain, Natália Fiche, Leticia Carvalho e Domingos Sávio - UNIRIO, o VI em Salvador (BA) organizado por Meran Vargens, Elaine Cardim e Ana Flávia Hamad - UFBA, o VII em Dourados e Bonito (MS) organizado por Marcos Chaves, Gina Tocchetto e Michel Mauch - UFGD, o VIII ocorreu em João Pessoa (PB) organizado por Adriana Fernandes - UFPB, Elthon Fernandes - UFPB e Rose Martins - UFPE, o IX em Fortaleza (CE) sob a organização de Danilo Pinho - IFCE e o X será realizado, quando possível, em Rio Branco (AC) por Leonel Carneiro e Thales Branche - UFAC.

Ainda no percorrer dos olhos nos olhos entre colegas, lembramos que antes da Revista Voz e Cena inúmeras publicações emergiram desses encontros. Os livros Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais organizado por Lignelli e Guberfain em 2019 e Práticas e Poéticas Vocais (Volume 1 e 2) lançados respectivamente em 2014 e 2016, organizados por Aleixo, Martins e Dordete estão relacionados a temáticas apresentadas respectivamente na quinta, primeira e segunda edições do seminário. Também o dossiê Poéticas Vocais (2018) da Revista Repertório do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFBA) organizado por Vargens, Cardim e Hamad e o dossiê Som, Palavra e Performance 2 (2015) da Revista VIS do Programa de Pós-Graduação em Arte (UNB) organizado por Lignelli advém respectivamente das experiências da sexta e da terceira edições do seminário.

E eis nosso primeiro gole, quando em 2018 insurge o desejo no coletivo de um periódico com escopo inédito no país, que abarcasse pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas relacionadas a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos. Assim, após longa maturação, abre-se em 2020 a Revista Voz e Cena, estabelecendo primeiramente a parceria entre as IES representadas no IX Seminário A Voz e a Cena por professoras e professores atuantes nos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

No decorrer dos goles revela-se uma bebida elaborada com aromas diversos, curtida por dez anos e dotada de complexidade, frescor e retrogosto inesperado. Em minúcias começamos este número com doze artigos que abarcam aspectos metodológicos, conceituais, discursivos, técnicos e estéticos da voz. Seguimos com uma tradução, uma entrevista, um relato de experiência e dois registros audiovisuais.

E assim, chegamos à segunda taça. Sua hora de degustar com apreço. Tintim!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

César Lignelli , Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias.Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Meran Vargens, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Atriz e diretora teatral, possui graduação em Educação Artística, Habilitação Em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em Composição Coreográfica pela Escola de Dança UFBA (1994), mestrado em Ma In Theatre Arts Performance - University of London (1997), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005) e pós-doutorado pelo Instituto de Artes da UNICAMP - SP (2010). Pós-doutorado pelo Centro de Letras e Artes da UNIRIO (2016). Atualmente é professora Associado I da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desempenha-se como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) desde março de 2017.

Tiago Mundim, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Tiago Mundim - Bolsista PNPD (CAPES) de Pós-Doutorado do PPG-CEN da UnB (2019-2022). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB (2018). Participa do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena: http://lattes.cnpq.br/0586365487485364 - https://orcid.org/0000-0003-3079-6671 .

Referências

Revista Voz e Cena - v. 01, n.º 01: Voz e Cena (jan-jun/2020)

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Lignelli , C. ., Dordete , D. ., Vargens, M. ., & Mundim, T. E. (2020). Editorial / Apresentação. Voz E Cena, 1(01), 04–05. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/32188

Edição

Seção

Editorial / Apresentação

Categorias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.