Relações entre o uso do microfone de bastão e a precisão da voz cantada do Artista de Teatro Musical em formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51280Palavras-chave:
Microfone, Teatro Musical, Linha Dramatúrgica, Voz, PrecisãoResumo
Neste artigo são investigados caminhos para se refletir sobre uma possível linha dramatúrgica da relação do Artista de Teatro Musical em formação com o microfone, tendo como foco a precisão. O artigo é dividido em três eixos; o primeiro observa como a voz se comporta no espaço; o segundo observa a voz no microfone, que leva em consideração o modo de segurar o microfone, a direcionalidade, a aproximação e o distanciamento; o terceiro observa um mapeamento da música a ser cantada e uma espécie de coreografia. Para exemplificar possibilidades do uso do equipamento, foram realizados vídeos explorando essa possível linha dramatúrgica, com o intuito de evidenciar potencialidades da canção.
Downloads
Referências
ANTUNES, Jorge. Sons novos para a voz. Brasília: Editora Sistrum, 2007.
BONFITTO, M. Tecendo os sentidos: a dramaturgia como textura. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 56–61, 2011. DOI: 10.20396/pita.v1i1.8634753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634753. Acesso em: 4 dez. 2023.
BRANCALIONI Ana Rita; BONINI Joviane Bagolin; GUBIANI Marileda Barrichelo, KESKE-SOARES Márcia. Distúrb Comun, São Paulo, 24(1): 101-107, 2012.
BENNET, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986.
CANDÉ. Roland. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
CARDOSO, Adriana.; FERNANDES, Angelo; CARDOSO, Cassio. Breve história do Teatro Musical no Brasil, e compilação de seus títulos. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/42982. Acesso em: 10 jun. 2023.
DO VALLE, Solón. Microfones. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia LTDA, 2015.
ESTEVES, Gerson. A BROADWAY NÃO É AQUI Teatro musical no Brasil e do Brasil Uma diferença a se estudar. São Paulo. Programa de Mestrado em Comunicação/ Faculdade Cásper Líbero. 2014. Dissertação (mestrado em comunicação).
FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FERREIRA, Plínio Gonçalves Bueno; MACIEL, Carlos Dias. Projeto de filtros para equalização, nivelação e simulação sonora de microfones e alto-falantes e referência padrão. 2014, Anais.São Paulo, SP: Pró-Reitoria de Pesquisa/USP, 2014. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoObternumeroInscricaoTrabalho=1777&numeroEdicao=22&print=S. Acesso em: 04 dez. 2023.
GODINHO, Ruy. Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira. Brasília: Abravídeo. 2009.
GODOIS, Ivo. Sonoridades das Cenas. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas. Florianópolis. 2022. N. 4. V. 2. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23095 - acesso em: 10, jun. 2023.
LAZZARINI, Victor. Elementos de acústica. Maynooth: Music Department of National University of Ireland, 1998.
LIGNELLI, César. Sons e(m) cena: parâmetros do som (Tomo 1), 2.ed - Curitiba: Appris, 2020.
MUNDIM, Tiago. Broadway ou West End: Influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Florianópolis. V. 2. N. 41. P. 1-31. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 - acesso em: 10 jun. 2023.
MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Dossiê Temático: O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Florianópolis, v.2, n. 41, pp. 1-31, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441 .
NEVES. José. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria. 2008.
RUBIM, Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Revista Poiésis, v. 11, n. 16, p. 40-51, 31 dez. 2010.
RUBIM, Mirna. Voz. Corpo. Equilíbrio. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações, 2019.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp. 2011.
VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis. Rio de Janeiro. N. 16. V. 11. 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26967/15671 - acesso em: 10, jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.