Os dispositivos em Concert for four pianos de Lolo & Sosaku
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45452Palavras-chave:
Vozes, Polifonia, Dispositivos, Discurso, MúsicaResumo
Os autores deste artigo analisam a performance Concert for four pianos de Lolo e Sosaku. Para tal, inicialmente, eles evocam debilidades e possibilidades vocais. Em seguida realizam uma breve exposição dos conceitos de polifonia, discurso e dispositivo, na perspectiva deste artigo. Por fim, consideram: o release da dupla, as decisões da direção do vídeo, o nome da performance, o piano e as máquinas que tocam os pianos. Durante este trajeto, defende-se que os discursos criados pela dupla de artistas são desenvolvidos, sobretudo, devido às escolhas de dispositivos utilizados.
Downloads
Métricas
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra Travessia, [s. l], v. 5, n. 5, pp. 9-16, 01 jan. 2005.
BAKHTIN, Mikael. Problemas da poética de Dostoiévski 4.ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BRYANT, Levy. Democracy of Objects. Michigan: Open Humanities Press, 2011.
DUBATTI, Jorge. Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições SESC, 2016.
EUGENIO, Fernanda. Caixa-Livro. Rio de Janeiro: Fada Inflada, 2019.
FERRANDO, Francesca. Philosophical posthumanism. New York, NY: Bloomsbury Academic, 2019.
FERRIGNO, E. D. The Dark Side: representing science fiction in drum’n’bass. New Review Of Film And Television Studies, [S.L.], v. 9, n. 1, pp. 95-104, mar. 2011. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17400309.2011.521722.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.
FISHER, Mark. Ghosts of My Life: Writings on Depression, Hauntology and Lost Futures. Alresford, Hants: Zero Books, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
HARMAN, Graham. Prince of Network: Bruno Latour metaphysics. Melbourn: Re.Press, 2009.
LIGNELLI; ROBERTO, Gil. Vozes do Fracasso. In: LIGNELLI; GUBERFAIN, Jane Celeste (org.). Práticas, poéticas e devaneios vocais. Rio de Janeiro: Synergia, 2019. pp. 1-237.
MAGALHÃES, Diogo.; FILHO, José. Por que é mais difícil escutar os sons graves do que os sons médios e agudos?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, pp. 331-338, 2017.
MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2016.
MARTINEZ POSADA, Jorge Eliécer. El dispositivo: una grilla de análisis en la visibilización de las subjetividades. Tabula Rasa, Bogotá , n. 19, p. 79-99, Dec. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1794-24892013000200004 & lng= en nrm=iso. acesso em out, 2022.
SILVA, Carlos Eduardo. IL DIAVOLO. ALL’OPERA: representações do diabo na ópera oitocentista Guavira Letras , Três Lagoas/MS, v. 15, n. 29, pp. 371-385, jan./abr. 2019.
TEITELBAUM, R. Intervallic Relations in Atonal Music. Journal Of Music Theory, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 72, 1965. Duke University Press. http://dx.doi.org/10.2307/843150 .
ZIZEK, Slavoj.; FIENNES, Sophie. The pervert’s guide of ideology, Zeitgeist Films, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.