Anúncios

  • Chamada aberta para submissão de artigos

    2024-09-16

    A Revista Sustentabilidade em Debate (Sustainability in Debate – SiD), Qualis A4, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) convida pesquisadores nacionais e internacionais (primeiro autor com nível mínimo de mestrado) a submeterem artigos finalizados para avaliação e possível publicação em DEZ/2024.

    A SiD publica textos originais, baseados em pesquisas interdisciplinares, capazes de alcançar forte impacto sobre os estudos conduzidos nos campos do desenvolvimento sustentável e nas políticas da sustentabilidade.

    Devido à sua política de internacionalização, todos os trabalhos publicados na SiD são em inglês, possibilitando que, uma vez publicados, se tornem mais visíveis e acessíveis aos leitores de todo o mundo (podem ser submetidos em outra língua e posteriormente traduzidos, sob a responsabilidade dos autores).

    Para que seu artigo seja considerado para a edição de DEZ/2024, nos envie seu arquivo (de no máximo 50 mil caracteres com espaço)  até 30 de SETEMBRO de 2024.

    Quaisquer dúvidas, por favor nos contate em: sustentabilidade.debate@gmail.com

    Mais informações sobre a revista, normas de submissão e edições anteriores podem ser encontrados em:

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/about/submissions

    Sintam-se à vontade para divulgar esta chamada com as suas redes.

    Atenciosamente,

    Equipe SiD CDS/UnB

    Saiba mais sobre Chamada aberta para submissão de artigos
  • Ótima Notícia: Reclassificação da SiD para A4

    2024-07-19

    Ótima Notícia: Reclassificação da SiD para A4

    Estamos contentes em anunciar que a revista SiD - Sustainability in Debate/Sustentabilidade em Debate  - foi reclassificada para A4 pelo novo Qualis Periódicos da CAPES na área de Ciências Ambientais. Inicialmente classificada como B2 no final de 2022, estamos hoje orgulhosos de compartilhar essa conquista após recorrermos da decisão.

    Essa atualização destaca nosso compromisso em publicar pesquisas de alta qualidade e impacto, além das contribuições importantes da nossa revista no campo da sustentabilidade. Agradecemos a todos os nossos colaboradores, revisores e leitores pelo apoio contínuo

    Para mais detalhes, visite o link oficial da decisão: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/aviso-572519462 

    Saiba mais sobre Ótima Notícia: Reclassificação da SiD para A4
  • Últimos dias para Submissão - Dossiê “Diversidade biocultural e bioeconomia(s)”

    2024-05-21
    Extensão de prazo - Dossiê “Diversidade biocultural e bioeconomia(s)”  

    Dossiê “Diversidade biocultural e bioeconomia(s)”

     

    NOVO Prazo para submissão de artigos: 30 de MAIO de 2024

     

     Editoras responsáveis

    Dra. Janaina Deane de Abreu Sa Diniz, UnB

    Dra. Fabiana Thomé da Cruz, UFG

    Dra. Laura Angelica Ferreira Darnet, UnB

     

    Informamos a abertura de submissões para o Dossiê “Diversidade biocultural e bioeconomia(s)” que está sendo organizado para publicação no Journal Sustainability in Debate – SiD de agosto de 2024. O convite se estende aos autores que se interessam pela temática e que estejam produzindo textos ainda inéditos baseados em pesquisa original.

     

    Resumo

    A diversidade biocultural se refere à diversidade evidenciada pela interação entre sistemas naturais e culturas humanas (IPBES, 2019), assim como a noção de sociobiodiversidade (Diegues, 2005). Já a agrobiodiversidade, ou diversidade agrícola (FAO, 1999), considera todos os componentes da biodiversidade relevantes para a agricultura e a alimentação, os quais, nesta perspectiva, constituem os agroecossistemas. Essas noções, crescentemente presentes em estudos e mobilizadas por políticas públicas, têm sido empregadas para destacar a importância de produtos vinculados a diversos biomas, não no sentido restrito de preservação, mas sim no sentido de conservação, o que inclui, entre outros aspectos, o uso de recursos naturais presentes nesses biomas para soberania e segurança alimentar e nutricional e para geração de renda.

    O conceito de bioeconomia vem sendo adotado por diversos governos como uma estratégia de mitigação de mudanças do clima (Dietz et al., 2018). Com isso, o tema da valorização econômica de produtos da sociobiodiversidade tem retornado aos debates e projetos acadêmicos e de organizações governamentais e não-governamentais, em termos globais (Dasgupta, 2021), com destaque – ainda que não exclusivamente – para os contextos mais específicos de países detentores de florestas tropicais (Nobre e Nobre, 2018).

    Considerando tais noções e debates, o presente dossiê busca divulgar e ampliar estudos, pesquisas e reflexões sobre o potencial socioeconômico e ambiental vinculado a produtos da sociobiodiversidade em diferentes contextos e regiões, estimulando a proposição de artigos que envolvam, preferencialmente, três grandes temas:

     

    1. Bioeconomia e diversidade biocultural: contextos históricos e diálogo entre conceitos;
    2. Agregação de valor e acesso a mercados para produtos da agrobiodiversidade da agricultura familiar e de comunidades tradicionais; e
    3. Conservação da sociobiodiversidade, serviços ecossistêmicos e modelos de restauração produtiva sustentáveis.

     

    Serão selecionados artigos que representem a diversidade de contextos das regiões e biomas brasileiros, assim como de outros países, que proponham discussões teóricas, especialmente fundamentadas em dados empíricos relacionadas à temática do Dossiê. Os artigos podem ser enviados em espanhol, francês, inglês ou português,

     

    Procedimentos básicos

     Os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema regular do Journal Sustainability in Debate, com a indicação de “Dossiê”. De acordo com as regras da revista, os artigos seguirão o processo de revisão por pares escolhidos de acordo com os critérios definidos pela SiD, no sistema double blind peer review.

    É preciso consultar as normas e orientações de SiD em “Diretrizes para Autores” https://periodicos.unb.br/index.php/sust/about/submissions.

    Os artigos aprovados deverão ser traduzidos na íntegra para a língua inglesa, de modo a atender as demandas de internacionalização da revista.

     

      

    Cronograma

    • Submissão dos artigos completos: até 30 de maio de 2024
    • Publicação: 30 de agosto de 2024

     

     

    Referências 

    Dasgupta, P. (2021) The Economics of Biodiversity: The Dasgupta Review. London: HM Treasury.

    Diegues, A.C.S. (2005). Sociobiodiversidade. In: Ferraro Junior, I.A. (Org.). Encontros e Caminhos: Fundação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 305-312.

    Dietz, T., Börner, J., Förster, J.J. e von Braun, J. (2018) Governance of the bioeconomy: a global comparative study of national bioeconomy strategies. Sustainability 10: 3190.

    FAO (1999). Agricultural Biodiversity, Multifunctional Character of Agriculture and Land Conference, Background Paper 1, Maastricht.

    https:// www.fao.org/3/x2775e/X2775E02.htm#P41_7891

    IPBES (2019): Global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. E. S. Brondizio, J. Settele, S. Díaz, and H. T. Ngo (editors). IPBES secretariat, Bonn, Germany. 1148 pages. https://doi.org/10.5281/zenodo.3831673

    Nobre, I., Nobre, C.A. (2018). The Amazonian Third Way Initiative: the role of technology to unveil the potential of a novel tropical Biodiversity-Based Economy. In Loures, L. (Ed.) Land use - assessing the past, envisioning the future. IntechOpen. DOI: 10.5772/intechopen.80413.

    Saiba mais sobre Últimos dias para Submissão - Dossiê “Diversidade biocultural e bioeconomia(s)”
  • Anúncio importante: Suspensão da taxa de processamento de artigos

    2024-05-15

    Prezados/as Autores,

     

    Gostaríamos de comunicar uma decisão importante tomada por nossa equipe editorial quanto à taxa de submissão/processamento de artigos. Em consonância com os princípios da ciência aberta e as normas vigentes na comunidade acadêmica, optamos por suspender a cobrança de taxa de submissão. Essa decisão reflete nosso compromisso em promover o acesso difuso ao conhecimento, aprimorar a transparência na disseminação de pesquisas e fomentar a inclusão no discurso científico. Ao eliminar as taxas, almejamos remover barreiras financeiras que possam dificultar a participação de pesquisadores de diferentes origens socioeconômicas, cultivando assim um ambiente de pesquisa mais inclusivo e colaborativo. Acreditamos que essa iniciativa não apenas aumentará a integridade e a credibilidade de nossa revista, mas também contribuirá para avançar os objetivos mais amplos da ciência aberta. Agradecemos sua compreensão e apoio enquanto buscamos promover mudanças positivas no cenário da publicação científica.

    Caso tenham dúvidas ou necessitem de esclarecimentos adicionais sobre essa decisão, não hesitem em nos contatar.

     

    Saiba mais sobre Anúncio importante: Suspensão da taxa de processamento de artigos
  • Vol. 15 No. 1 (2024): Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate

    2024-04-30

    Nesta primeira edição de 2024, Sustainability in Debate, em seu editorial, reflete sobre a responsabilidade das revistas científicas e da comunidade de autores, revisores e leitores em seu campo de interesse, na era da inteligência artificial.

    Primeiramente, Fagundes e Schreiber discutem as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas indústrias brasileiras de calçados. Em seguida, Meurer e van Bellen apresentam uma análise de como diferentes países divulgam sua contabilidade Ambiental- econômica para água por meio da metodologia SEEA-Water. Barbosa e Ribeiro apresentam uma análise dos conflitos e da estrutura de governança da água na Bacia do Rio Paraguai (América do Sul). Monteiro et al. fornecem uma visão geral da Ciência e Tecnologia na Amazônia, discutindo o papel de diversas instituições e abordando os desafios de mobilizá-las para o desenvolvimento territorial sustentável. Oliveira-Monteiro et al. avaliam a percepção ambiental, os comportamentos pró-ecológicos e a qualidade de vida da comunidade caiçara da Praia do Perequê, localizada na cidade de Guarujá (SP). Por fim, Brites analisa os diferentes problemas ambientais urbanos na cidade de Posadas (Argentina). Ronquim et al. discutem os principais fatores que favorecem a regeneração da vegetação nativa em duas regiões do estado de São Paulo, enquanto Budiyoko et al. investigam estratégias de subsistência sustentável de comunidades na região do Monte Slamet, na Província de Java Central, Indonésia. Por último, Menke e Menke discutem tabus tradicionais presentes no Suriname no contexto da recente convergência de diversos grupos na capital Paramaribo e áreas circundantes.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/issue/view/3029

    Saiba mais sobre Vol. 15 No. 1 (2024): Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate
  • New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate

    2024-01-04

    New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate

    *Apologies for cross-posting

     

    1. 14 N. 3 (2023): Journal SiD - Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate

    In this last issue of 2023, Sustainability in Debate, in its editorial, reflects on the concept of Sustainability and its evolution into a value that today concerns society as a whole.

    Subsequently, SiD publishes ten articles, seven in the Dossier “Just Energy Transitions” and three in the Varia section. Firstly, Paulino et al. discuss the advances in wind energy in the Brazilian Northeast with a focus on socio-environmental conflicts, followed by Araújo and Gorayeb, who address the problem of social acceptance of wind generators and the perception of injustices from part of a community. González et al. discuss institutional arrangements related to the advancement of “energy communities”, and Baigorrotegui et al. address energy network maintenance problems in Puerto Edén (Chile). Costa et al. discuss the role of transmission lines in promoting access to renewable sources. Araújo et al. debate the applicability of spatial modelling in the local planning of transmission projects, and Wolffenbüttel discusses how individuals mobilise certain values to acquire electric cars. In the Varia section, Zulkifli et al. present a financial viability study of a sugarcane company in Indonesia, while Canãr and Loor address the social and environmental effects of gold mining after the end of official concessions in the Amazon. Finally, Amaral et al. present a comparative study on air quality legislation between Brazil and other countries.

     

    Full Issue: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/issue/view/2775

    Table of Contents: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/51639/38939

    Saiba mais sobre New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate
  • New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate

    2023-12-11

    New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate

    *Apologies for cross-posting

     

    1. 14 N. 3 (2023): Journal SiD - Sustainability in Debate / Sustentabilidade em Debate

    In this last issue of 2023, Sustainability in Debate, in its editorial, reflects on the concept of Sustainability and its evolution into a value that today concerns society as a whole.

    Subsequently, SiD publishes ten articles, seven in the Dossier “Just Energy Transitions” and three in the Varia section. Firstly, Paulino et al. discuss the advances in wind energy in the Brazilian Northeast with a focus on socio-environmental conflicts, followed by Araújo and Gorayeb, who address the problem of social acceptance of wind generators and the perception of injustices from part of a community. González et al. discuss institutional arrangements related to the advancement of “energy communities”, and Baigorrotegui et al. address energy network maintenance problems in Puerto Edén (Chile). Costa et al. discuss the role of transmission lines in promoting access to renewable sources. Araújo et al. debate the applicability of spatial modelling in the local planning of transmission projects, and Wolffenbüttel discusses how individuals mobilise certain values to acquire electric cars. In the Varia section, Zulkifli et al. present a financial viability study of a sugarcane company in Indonesia, while Canãr and Loor address the social and environmental effects of gold mining after the end of official concessions in the Amazon. Finally, Amaral et al. present a comparative study on air quality legislation between Brazil and other countries.

    Full Issue: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/issue/view/2775

    Table of Contents: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/51639/38939

     

    Editorial / Editorial


    Sustainability – a concept that became a societal value/ Sustentabilidade – um conceito que se tornou um valor societal - Bursztyn  et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/51638

     

    Dossier / Dossiê

     Dossier: Just energy transition/ Dossiê: Transições energéticas justas - Cavalcante et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/51828

     

    Socio-environmental conflicts and the implantation of wind farms in the Brazilian Northeast/ Conflitos socioambientais e a implantação de parques  eólicos no Nordeste brasileiro - Paulino et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50468

     

    Perception of the socio-environmental impacts caused by wind generators in the state of Piauí, Northeast of Brazil/ Percepção dos impactos socioambientais causados por geradores eólicos no estado do Piauí, Nordeste do Brasil - Araújo & Gorayeb

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50457

     

     Institutional conditions for the development of energy communities in Chile and Brazil/ Condições institucionais para o desenvolvimento das comunidades energéticas no Chile e no Brasil - González et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50472

     

    Energy Communities of Repair in Remote Infrastructures: a study of Puerto Edén in the Chilean Patagonia/ Comunidades Energéticas de Reparação em Infraestruturas Remotas: um estudo de Puerto Edén na Patagônia chilena - Baigorrotegui  et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50672

     

    Predictive model of the outage of transmission lines exposed to wildfires / Modelo previsor de desligamentos de linhas de transmissão expostas a incêndios florestais - Costa et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50771

     

    Integrating geographic intelligence for sustainable powerline planning/ Integrando inteligência geográfica para o planejamento sustentável de linhas de transmissão de energia - Araújo et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50476

     

    Limits of sustainability in electric cars, qualification of goods based on symbolic values/ Limites da sustentabilidade dos automóveis elétricos, qualificação de bens a partir de valores simbólicos - Wolffenbüttel

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50477

     

     Articles Varia / Artigos Varia

     The hidden vulnerabilities behind financial sustainability: a case study of a sugarcane farm business in Pemalang City, Central Java, Indonesia/ As vulnerabilidades ocultas por trás da sustentabilidade financeira: um estudo de caso de uma fazenda de cana-de-açúcar na cidade de Pemalang, Java Central, Indonésia - Zulkifli  et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50914

     

    The socio-environmental aftermath of gold mining in the Amazon: the case of Yutzupino in Napo, Ecuador/ As consequências socioambientais da mineração de ouro na Amazônia: o caso de Yutzupino em Napo, Equador - Cañar  & Loor

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/49965

     

    Comparison of air quality standards between Brazil and countries from the five continents/ Comparação dos padrões de qualidade do ar entre o Brasil e países dos cinco continentes - Amaral  et al.

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50459

     

    Enjoy your reading!

     

     

    Saiba mais sobre New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate
  • Chamada aberta para submissão de artigos

    2023-11-27

    A Revista Sustentabilidade em Debate (Sustainability in Debate – SiD), Qualis B1, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) convida pesquisadores nacionais e internacionais (primeiro autor com nível mínimo de mestrado) a submeterem artigos para avaliação e possível publicação em Abril/2024.

    Para que seu artigo seja considerado para a edição de abril/2024, nos envie seu arquivo no máximo até 10 de janeiro de 2024.

    Quaisquer dúvidas, por favor nos contate em: sustentabilidade.debate@gmail.com

    Mais informações sobre a revista, normas de submissão e edições anteriores podem ser encontrados em:

    https://periodicos.unb.br/index.php/sust/about/submissions

     

    Saiba mais sobre Chamada aberta para submissão de artigos
  • Convite para Organização de Dossiê

    2023-11-14

    A Revista Sustainability in Debate (SiD - Sustentabilidade em Debate) Qualis B1, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) convida pesquisadores nacionais e internacionais (autores com nível de doutorado) a submeterem proposições para organização de futuros Dossiês Temáticos a serem publicados nos próximos 2 anos (iniciando em Abril/2023).

    As propostas para Abril/24 devem ser enviadas até 30/11/2023 para o email:

     Patriciamesquita.sid@gmail.com

    Saiba mais sobre Convite para Organização de Dossiê
  • New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate

    2023-08-31

    In this second issue of 2023, Sustainability in Debate pays tribute in its editorial to Ignacy Sachs (1927-2023), a pioneer in considering the environmental dimension as an inseparable attribute of the pursuit of development.

    Subsequently, SiD publishes ten articles in the Varia section. Cerezini and Hanai discuss the challenges and guidelines for the integrated management of water in hydrographic basins; Gonçalves et al. discuss the relationship between dependence on fossil fuels, oil disasters, and the characterisation of the process of social determination of health in vulnerable territories. Canova et al. investigate how climate change has threatened the livelihood and cultural dimensions of peri- urban communities in Central Amazonia, while Fardin et al. discuss the identification of extreme rainfall events and disasters triggered by rain in Petrópolis-RJ. Ribeiro highlights the possibilities for energy generation from biomass in the state of Minas Gerais, while Silva et al. propose an approach to identify the determining factors for the insertion of mini and microsystems of distributed generation in the agricultural sector. Lobo and Pinto assess the level of road cyclability in Belo Horizonte-MG; Rivaben et al. debate agroecological paths for livestock in northern Uruguay; Muñoz-Ávlia and Guerrero discuss the main synergies between the Escazú Agreement and the 2030 Agenda, and Streit et al. propose a framework to analyse cases of implementation of the circular economy from the perspective of Institutional Theory.

     

    Full Issue: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/issue/view/2727

     

    Table of Contents: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/50425/38425

     

     

    Saiba mais sobre New Issue - Journal SiD - Sustainability in Debate