SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS FÍSICAS E MATEMÁTICAS PARA UM LABORATÓRIO BÁSICO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46019Palavras-chave:
Simulações Computacionais. Laboratório Virtual. Ensino de Física.Resumo
Por meio de um celular ou computador pessoal, com acesso a internet, é possível ter acesso as mídias sociais ou redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram, Twitter, WhatsApp, etc. Isso compõem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com acesso a essas tecnologias, as maneiras de comprar e de vender, de ensinar e de aprender e de se comunicar mudou muito. A proposta desse trabalho é fazer uso dos recursos digitais tecnológicos para ensinar física de uma maneira não tradicional consistindo numa metodologia diferente, a proposta apresentada nesta produção textual, é ensinar física, por meio de simulações computacionais físicas e matemáticas que aceitem bem a interatividade com o usuário, além de representar ao estudante, realismo, desafio, etc. Esse trabalho é composto de três arquivos executáveis, que foram produzidos na linguagem action script 2.0 do FLASH CS3, Pêndulo Simples, Princípio de Arquimedes e a Lei de Hooke. Os arquivos executáveis funcionam em qualquer versão do Windows da Microsoft e o sistema operacional Linux, esteja instalado o programa Wayne. Quem trabalha na rede pública de educação conhece uma realidade de carência em termos de recursos metodológicos, nas escolas públicas é difícil encontrar laboratório de Ciências Naturais e da Física em particular, por esse motivo, o professor pode usando seu computador pessoal, notebook, cabo HDMI e um projetor multimídia, transformar a sala de aula tradicional em uma sala de aula de laboratório virtual com experiências de Física, simuladas com o intuito de motivar os estudantes intrinsecamente, usar metodologias contemporâneas, inserir as tecnologias digitais de informação e comunicação nas salas de aula, O uso desses recursos tecnológicos deve ser supervisionada por um cuidado profissional dos professores, para que não ocorra interpretações equivocadas da Física programada nos arquivos executáveis.
Downloads
Referências
BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 Linha de Base. Diretoria de Estudos Educacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2015.
GASPAR, A.. Atividades Experimentais no Ensino de Física. 1ª Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
MACROMEDIA FLASH PROFISSIONAL 8, Aprendizaje de Action Script 2.0 em Flash, 1ª Ed.: Septiembre de 2005.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77- 86, 2002.
SILVA, R., SENA, M., & MARTINS, A. (2018). UM LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL DE FÍSICA NA AMAZÔNIA. Revista Do Professor De Física, v.2 n.1. (2018).
SENA, M. J. C.. UM LABORATÓRIO DE FÍSICA: Do Real ao Virtual. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, Belém.
MARTINS, A. S. O. LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL DE ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA COMO FERRAMENTA POTENCIALMENTE EFICAZ NO ENSINO MÉDIO. 2018.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, Belém.
BATISTA, J. O. LIVRO VIRTUAL DE FÍSICA: Uma Proposta para o Estudo de Mecânica no 1ºAno do Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado [] Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, Belém.
DIAS, N. L.; PINHEIRO, A. G.; BARROSO, G. C.. Laboratório Virtual de Física Nuclear. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 232-236, 2002.
HEIDEMANN, L. A.; ARAÚJO, S. A.; VEIT, E.A.. Atividades Experimentais com Enfoque no Processo de Modelagem Científica: Uma Alternativa para a Ressignificação das Aulas de Laboratório em Cursos de Graduação em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 1, 1504, p. 1-15, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).