PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA 2022: Um laboratório Didático para Formação do Professor

Autores

  • Richard Campos Vilhena Fonseca FACFIS, UFPA
  • Marcus Vinicius Oliveira Dantas FACFIS, UFPA
  • Amanda Karine da Conceição Lima FACFIS, UFPA
  • Anouí Montoril Veiga Siqueira FACFIS, UFPA
  • Rubens Silva FACFIS, UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46011

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Cidadania.

Resumo

O Ensino de Ciências num contexto geral, possui um papel democratizador inquestionável no desenvolvimento do indivíduo como cidadão. O Projeto Universidade Aberta (PUA) possui sua relevância neste contexto devido sua ação principal e democrática de ajudar na formação profissional dos futuros professores, através de um laboratório didático formador, e no aprendizado de uma sociedade de alta vulnerabilidade social. A grande motivação de projetos como este são as inspirações futuras que perneam a formação de pessoas que passam a ter opções de escolha profissional para seu engajamento no mercado de trabalho. Justifica-se tal projeto por suas ações principais e pelos 20 anos de sua existência, em que cada ano mais pessoas vulneráveis são inseridas nas universidades oportunizadas pelo trabalho desenvolvido por estes futuros profissionais. O projeto tem o objetivo, dar oportunidade a estudantes da rede pública a terem acesso a um curso pré vestibular de qualidade, aprimorar seus conhecimentos com o aprendizado para que o mesmo concorra de forma igualitária com os demais, oportunizar a futuros professores seu preparo profissional. Para tal efeito utilizamos metodologicamente um trabalho de base com o professor aprendiz, que inicialmente acompanha um colega professor mais experiente, através do qual, o auxilia para que aprenda a ministrar os conteúdos que lecionará na sala de aula. Enfim o professor formado no final do período encontra-se preparado para mostrar toda a qualificação profissional junto ao mercado de trabalho que a cada dia se torna mais desafiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a formação do professor na escola básica. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.2, p. 369-378, 2004. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200016.

COMENIUS, J.A. Didática Magna. São Paulo:Calouste Gulbenkian, 1952.

De ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de Professores no Brasil (1990-1998), Brasília MEC/Inep/Comped, 2002. 364 p. : il. (Série Estado do Conhecimento, ISSN 1676-0565, n. 6). https://www.faecpr.edu.br/site/documentos/serie_estado_conhecimento2.pdf.

De CARVALHO, J. S. F. “Democratização do ensino” revisitado. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 327-334, maio/ago. 2004. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200011.

FERREIRA, Maurício Gonçalves. PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA (PUA): AÇÕES INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2021. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

VILHENA FONSECA , Richard Campos; OLIVEIRA DANTAS , Marcus Vinicius; DA CONCEIÇÃO LIMA, Amanda Karine; VEIGA SIQUEIRA , Anouí Montoril; SILVA , Rubens. PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA 2022: Um laboratório Didático para Formação do Professor. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 496–503, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46011. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)