OS INDICADORES DOS PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO EM UMA AULA DE FÍSICA

Autores

  • Alex Sales Leal Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45931

Palavras-chave:

Problematização. Contextualização. Ensino de Física por investigação. Clube de Ciências. Indicadores.

Resumo

Este trabalho objetiva caracterizar os elementos indicadores dos processos de contextualização e problematização em uma aula sobre as Leis da Inércia e da Ação e Reação no Clube de Ciências da UFPA, que é um espaço informal de estágio. Através do planejamento da aula, do relato do desenvolvimento da mesma; executada com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; e dos registros escritos destes estudantes, foram feitas identificações dos elementos presentes nas situações pedagógicas que permitissem caracterizar os processos de problematização e contextualização durante a aplicação de uma aula em que se usou a estratégia do ensino de ciências por investigação. Observou-se que o comportamento e diálogos dos alunos em sala de aula apresentaram momentos de contradição durante suas argumentações frente a situação de investigação proposta. Outro possível indicador foram as relações do que estava sendo investigado, em sala de aula, com situações do cotidiano. Assim, a partir da problematização inicial feita pelos professores, chegou-se ao processo de contextualização por parte dos alunos. Consideramos que as intervenções, durante as mediações dos processos pedagógicos, foram mais significativas por incentivar e conduzir a participação do aluno, e que são necessários conhecimentos que vão além do conteúdo a ser ensinado para o desenvolvimento de um ensino contextualizado e de formação do aluno como cidadão e como agente propagador de conhecimento e de informação em acordo com os objetivos do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) para o ensino fundamental.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

LEAL JUNIOR, Alex Sales; SILVA, Rubens. OS INDICADORES DOS PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO EM UMA AULA DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 52–60, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45931. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45931. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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