O ENSINO DE ASTRONOMIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ASTRONOMIA: DESVENDANDO O CÉU”
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45939Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Ensino. Astronomia.Resumo
Este artigo apresenta as ações relacionadas ao ensino de astronomia e educação inclusiva realizadas pelo projeto de extensão “Astronomia: Desvendando o Céu”. Inicialmente o artigo apresenta a fundamentação teórica embasado em autores que estudam a educação inclusiva; autores reconhecidos na área de educação em astronomia que também publicaram artigos sobre astronomia e a educação inclusiva; e a perspectiva da BNCC sobre a astronomia na educação básica. Reconhecendo que este artigo é uma pesquisa qualitativa com o objetivo de apresentar, discutir e refletir as ações do projeto que estão relacionadas ao contexto da educação inclusiva e o ensino de astronomia; refletir sobre as práticas de ensino realizadas inseridas no contexto da educação inclusiva. As ações do projeto foram realizadas em praças, escolas e vilas da periferia da cidade de Bragança e em Santa Luzia do Pará com a participação da Associação Bem Viver. Durante as ações verificamos a importância de levar os principais tópicos da astronomia relacionadas ao sistema solar e somado às práticas de observações astronômicas por meio dos telescópios contribuíram no desenvolvimento cognitivos das crianças e jovens participantes do projeto.
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