ARQUEOASTRONOMIA E O ENSINO DAS LEIS DE KEPLER: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Milena Pinheiro Baarbosa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Alberto Brito da Silva Jr Faculdade de Física (FACFÍS/CANAN), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Faculdade de Física (FACFÍS/ICEN), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46013

Palavras-chave:

Leis de Kepler. Arqueoastronomia. Teoria Sociointeracionalista de Vygotsky. Oficinas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor a construção de uma oficina interdisciplinar para ensinar conceitos das Leis de Kepler contextualizadas com a Arqueoastronomia para abordar a história da ciência. As atividades a serem realizadas no laboratório de Física por meio de encontros semanais de 2 horas-aulas em turmas de 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Ananindeua-PA. Os principais fatos da Arqueoastronomia referentes aos conteúdos sobre a história da construção dos conceitos astronômicos serão abordados: monumentos megalíticos, pinturas rupestres e artefatos astronômicos para observar o céu. A metodologia a ser aplicada se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que possibilita construção de uma seqüência didática e um ensino multidisciplinar com a criação de maquetes dos monumentos pré-históricos, o uso de recursos áudio visual, da experimentação e de software livre para explicar os conceitos astronômicos dos povos antigos. Os resultados esperados com a oficina embasados na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, onde a observação é realizada dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) na interação dos alunos, com a professora e com os materiais didáticos confeccionados na oficina, buscando permitir uma aprendizagem ativa e interativa dos alunos com o professor mediando às atividades e construindo o conhecimento com o aluno na sala de aula. Consideramos esta experiência significativa tanto para a professora como para os alunos da escola, pois vai proporcionar o diálogo e a multidisciplinaridade da Física dentro da sala de aula, apontando sua importância histórica para a construção de conceitos de Astronomia no ensino médio.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

PINHEIRO BAARBOSA, Milena; BRITO DA SILVA JR, Carlos Alberto; SILVA, Rubens. ARQUEOASTRONOMIA E O ENSINO DAS LEIS DE KEPLER: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 510–517, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46013. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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