SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA

Autores

  • Marcus Nascimento Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Daniel Palheta Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46017

Palavras-chave:

Física Moderna. CTSA. William Glasser.

Resumo

Os avanços nos estudos de Física Moderna desde o início do século passado, bem como suas aplicações na medicina e engenharias e outras se torna muito mais visível atualmente. Entretanto, quando atentamos para o ensino desses conteúdos no nível médio, verificamos a falta de debate com os alunos, fazendo com que eles não tenham tanto contato com a nova e atual ciência em sala de aula. Nesta proposta de produto educacional visa investigar o interesse dos alunos do Ensino Médio no que diz respeito a Física Moderna e a sua relação com a sociedade atualmente. Provocar o debate sobre a influência e importância da ciência no auxílio por exemplo no tratamento de doenças e geração de energia. O produto educacional visa a utilização de uma sequência didática que envolverá a metodologia ativa Sala de Aula invertida em conjunto com a abordagem CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Esse produto está baseado antes de tudo no Método Histórico-Cultural ou Sócio-histórico de Lev Vygotsky, onde se verifica a importância do meio e das relações interpessoais para um melhor desenvolvimento cognitivo do aluno. Está ancorado também na Teoria da Escolha de William Glasser e sua Pirâmide de Aprendizagem, e esta, por sua vez coloca em números o aumento da capacidade do aluno em aprender quando este participa ativamente da sua aprendizagem, lendo explicando e debatendo temas com os seus colegas de classe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LEV SEMENOVICH VIGOTSKII, ALEXANDER ROMANOVICH LURIA, ALEX N. LEONTIEV. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem /; tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.

MAZUR, ERIC. Peer instruction : a revolução da aprendizagem ativa [recurso eletrônico] / Eric Mazur ; tradução: Anatólio Laschuk. – Porto Alegre: Penso, 2015.

SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA DOS. Educação em Química: compromisso com a cidadania / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Roseli Pacheco Schnetzler.– 4. ed. rev. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. – 160 p. – (Coleção educação em química)

ZABALA, ANTONI. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala; trad. Ernâni E da F. Rosa - Porto Alegre: ArtMed, 1998.

BAUMER, ANA LUIZA; CLEMENT, LUIZ. Sequência de ensino investigativa sobre a irradiação de alimentos: proposta e análise - experiências em ensino de ciências v.14, no.2 2019.

BERBEL, NEUSI APARECIDA NAVAS. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes - ciências sociais e humanas, londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

MESSAGE, CARLA PLANTIER; MARQUES, ANA PAULA AMBRÓSIO ZANELATO; GITAHY, RAQUEL ROSAN CHRISTINO; SOUSA, SIDINEI DE OLIVEIRA; TERÇARIOL, ADRIANA APARECIDA DE LIMA. Peer Instruction: Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem e suas Ferramentas de Interatividade Gratuitas - Colloquium Humanarum, vol. 14, n. especial, jul–dez, 2017, p. 644-650.

R. MEIGIKOS DOS ANJOS, A. FACURE, K. C. DAMASIO MACARIO, E. M. YOSHIMURA, J. A. P. BRAGE, E. M. TERRA, H. TOMPAKOW, P. R. S. GOMES, C. E. ALHANATI, S. N. M. CARDOSO, M. D. N. SANTORO, A. L. BOYD. Estudo do Acidente Radiológico de Goiânia no Ensino de Física Moderna - revista brasileira de ensino de física, vol. 22, no. 1, março, 2000.

DA SILVA, FÁBIO LUIZ; MUZARDO, FABIANE TAIS. Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem. Dialogia, n. 29, p. 169-179, 2018.

ROMERO, PRISCILA, Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o socio interacionismo, publicado no ano de 2015. Disponível em: < https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o sociointeracionismo#:~:text=Vygotsky%20entende%20o%20homem%20e, socioconstrutivismo%2C%20sendo%20tamb%C3%A9m%20denominada%20sociointeracionismo.>. Acesso em: 18 julho de 2020.

FOGAÇA, RENATA ANTUNES, Ensinar é o melhor caminho para aprender, segundo Glasser, publicado no ano de 2021. Disponível em: < https://portalantenados.com.br/noticia/19060/ensinar-e-o-melhor-caminho-para-aprender-segundo-glasser

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

NASCIMENTO, Marcus; PALHETA, Daniel; SILVA, Rubens. SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 544–553, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46017. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)