SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA

Autores

  • Marcus Nascimento Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Daniel Palheta Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46017

Palavras-chave:

Física Moderna. CTSA. William Glasser.

Resumo

Os avanços nos estudos de Física Moderna desde o início do século passado, bem como suas aplicações na medicina e engenharias e outras se torna muito mais visível atualmente. Entretanto, quando atentamos para o ensino desses conteúdos no nível médio, verificamos a falta de debate com os alunos, fazendo com que eles não tenham tanto contato com a nova e atual ciência em sala de aula. Nesta proposta de produto educacional visa investigar o interesse dos alunos do Ensino Médio no que diz respeito a Física Moderna e a sua relação com a sociedade atualmente. Provocar o debate sobre a influência e importância da ciência no auxílio por exemplo no tratamento de doenças e geração de energia. O produto educacional visa a utilização de uma sequência didática que envolverá a metodologia ativa Sala de Aula invertida em conjunto com a abordagem CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Esse produto está baseado antes de tudo no Método Histórico-Cultural ou Sócio-histórico de Lev Vygotsky, onde se verifica a importância do meio e das relações interpessoais para um melhor desenvolvimento cognitivo do aluno. Está ancorado também na Teoria da Escolha de William Glasser e sua Pirâmide de Aprendizagem, e esta, por sua vez coloca em números o aumento da capacidade do aluno em aprender quando este participa ativamente da sua aprendizagem, lendo explicando e debatendo temas com os seus colegas de classe. 

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

NASCIMENTO, Marcus; PALHETA, Daniel; SILVA, Rubens. SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 544–553, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46017. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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