Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Os artigos em fase de análise devem ser submetidos, SEM O NOME DOS AUTORES, em formato .doc ou .docx, em que todas as figuras e tabelas estejam incluídas junto com o texto formando um único arquivo a ser submetido.

Após o artigo ter sido aceito pela revista, o texto em formato .doc ou .docx poderá ser substituído por uma versão escrita em LATEX pelo autor, caso este deseje - caso não, o texto será convertido pela própria RPF. Deve-se seguir a configuração:

Tipo de Arquivo: 

  1. Formato Latex, extensão .TEX (apenas depois de aceito para publicação): o template da Revista do Professor de Física pode ser OBTIDO AQUI (o Link abre o site overleaf® e apresenta o template - para usá-lo no overleaf você precisará copiá-lo e abrir um projeto seu) 
  2. Formato Word, extensão .DOCX. O template pode ser OBTIDO AQUI

Observação: para um processo de submissão e avaliação mais rápidos sugerimos fortemente o uso do template fornecido em formato Latex.

Palavras Chave:

  1. As palavras chave devem aparecer separadas por ponto final, iniciando-se, a cada vez, por maiúsculas.

Citações e Notas Explicativas:

  1. Citações com até 3 (três) linhas devem estar no corpo do texto "entre aspas";
  2. Citações com mais de 3 (três) linhas devem se destacar do corpo do texto;
  3. Notas Explicativas devem ser colocadas em notas de rodapé.

Exemplos:

Citações Indiretas (até 3 autores)

O que acaba ocorrendo em parte dos casos é sua utilização como mera burocracia a ser seguida e, em decorrência disso, uma desarticulação entre o referencial teórico escolhido e a sequência didática produzida, chegando-se ao ponto de alguns autores sequer perceberem a real função os aportes teóricos em que se fundamentam (Silva Filho; Ferreira, 2018).

Segundo Moreira (2022), essa perspectiva forma um amálgama e reinterpreta interações advindas de correntes construtivistas do pensamento que valorizam a formação social da consciência (mental) e a relação entre pensamento e linguagem.

Citações Indiretas (mais que 3 autores)

As práticas pedagógicas frequentemente não refletem de maneira fiel os fundamentos teóricos que se pretende utilizar, levando a um ensino que pode não alcançar os objetivos desejados em termos de compreensão e engajamento dos alunos (Ferreira et al.,2022).

Ferreira et al. (2022) acrescentam à articulação Ausubel-Lipman a abordagem metodoló-
gica da Atividade Experimental Problematizada (AEP).

Citações Diretas Curtas (até 3 linhas)

Como consequência da adição de uma AEP à proposta Ausubel-Lipman, os estudantes passam a ser caracterizados "como sujeitos que desenvolvem conhecimentos em um processo no qual a mediação assume e desempenha o papel mais abrangente de orientação" (Ferreira et al., 2022, p. 312).

Em um contexto educacional, a gamificação pode ser entendida como "uma estratégia instrucional que usa, de modo cuidadoso e criterioso, o game-thinking e os elementos apropriados da mecânica dos games para promover a motivação e o engajamento do aluno em sua aprendizagem" (Studart, 2022, p. 2).

Citações Diretas Longas (mais que 3 linhas) - recuo de 4cm

Não tem sido essa a impressão que advém das dissertações defendidas nesses Programas de Pós-Graduação. Não raro, a sequência didática é mesmo feitaantesdo desenvolvimento do referencial teóricoe da metodologia, olvidando-se o pós-graduando de que a obediência à sequência das partes mencionadasé condiçãosine qua nonpara a obtenção da coesão formal a que nos referimos (Silva Filho; Ferreira, 2018, p. 105).

Conforme concluem Ferreira et al. (2023, p. 130):

ao buscarmos caracterizar a produção técnico-científica da área de Ensino de Física, por meio de publicações investigadas no período de 2001 a 2023, em termos dos referenciais teórico adotados, temas e abordagens metodológicas que os pesquisadores lançaram mão, podemos, por fim, afirmar que a maior parte dos estudos trata de trabalhos emergentes de pesquisas de mestrado e que fizeram uso de uma vasta gama de referenciais teóricos, dentre clássicos e contemporâneos, e uma rica diversidade de aproximações metodológicas, a maior parte fortemente inspiradas por metodologias ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, e ainda com ênfase nas temáticas de física clássica em detrimento de inserções de FMC.

Referências:

Artigos Científicos

  • Formato básico de citação:

SOBRENOME, N. N.; SOBRENOME, N. N.; SOBRENOME, N. N. Título do artigo. Nome e subnome (se houver) da revista em itálico, v. XX, n. XX, p. XX-XX, ANO. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

  • Exemplos:

FERREIRA, M. Os 45 anos da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF): retrospectiva, análise e novos horizontes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, p. e20240182, 2024. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2024-0182.

FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; MACIEL, F. G. Referenciais teórico-metodológicos na pesquisa em Ensino de Física entre 2001 e 2023: metalinguagens e relações saber-poder-subjetividade. Revista de Enseñanza de la Física, v. 35, n. 2, p. 117-132, 2023. doi: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n2.43708.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; COUTO, R. V. L. Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 7, n. 2, p. 1-26, 2023

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200057, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0057.

SILVA FILHO, O. L. ; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, p. 104-125, 2018. doi: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Indistinguishability and Counting: Teaching the role of different interpretations in Quantum Mechanics. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200508, 2021. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0508.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Derivation of the Schrödinger equation I: the characteristic function. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, p. e20240183, 2024. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2024-0183.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. e20210339, 2022. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339.

  • Observações:

1) Caso o número de (co)autores seja superior a 10 (dez), utiliza-se a forma:

SOBRENOME DO 1º AUTOR, N. et al. Título do artigo. Nome e subnome (se houver) da revista em itálico, v. XX, n. XX, p. XX-XX, ANO. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

2) Não utilizar “DO”, “DA” nas referências aos sobrenomes dos autores. Quando o nome de citação for composto (conforme referência), utilizar a separação por traço. Por exemplo: “TOLENTINO-JÚNIOR, N.”, “SOUZA-FILHO, N.” etc.

3) Caso o periódico não use especificação de número (ou tenha número único anual, como nos casos de fluxo contínuo), faculta-se indicar “n. 1” ou omitir a informação. Nos casos de números especiais, utilizar a forma: “n. esp.”.

4) Na paginação, quando o formato for o de numeração eletrônica, é suficiente indicar a página de início, como em alguns dos exemplos fornecidos.

Livros

  • Formato básico de citação:

SOBRENOME, N. N. Título e subtítulo do livro em itálico. X. ed. Cidade: Editora, ANO. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

SOBRENOME, N. N.; SOBRENOME, N. N.; SOBRENOME, N. N. (Orgs.). Título e subtítulo do livro em itálico. X. ed. Cidade: Editora, ANO. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

  • Exemplos:

FERREIRA, M.; ANDRADE, V. C. SILVA FILHO, O. L.; PAULO, I. J. C. MOREIRA, M. A. (Orgs.). Fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no Ensino de Física no Brasil. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

  • Observação:

1) Casa não haja DOI: SOBRENOME, N. N. Título e subtítulo do livro em itálico. X. ed. Cidade: Editora, ANO.

Capítulos de Livros

  • Formato básico de citação:

SOBRENOME, N. N. Título do capítulo. In: SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N. (Orgs.). Título e subtítulo (se houver) do livro em itálico. X. ed. Cidade: Editora, ANO. p. XX-XX. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

  • Exemplos:

MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. In: MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022. p. 139-151.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. O Uso de WebQuests no Contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa como Recurso Instrucional. In: FERREIRA, M.; ANDRADE, V. C. SILVA FILHO, O. L.; PAULO, I. J. C. MOREIRA, M. A. (Orgs.). Fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no Ensino de Física no Brasil. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022. p. 1-12. doi: https://doi.org/XXXXXXXXXXXX.

Observação:

1) Casa não haja DOI: SOBRENOME, N. N. Título do livro em itálico. X. ed. Cidade: Editora, ANO.

Trabalhos Acadêmicos (Monografia, TCC, Dissertação ou Tese)

SOBRENOME, N. N. Título e subtítulo do trabalho acadêmico em itálico. f. XXX. Tipo do Trabalho Acadêmico (Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese) – Unidade Acadêmica, Nome da Universidade, Cidade. ANO.

COUTO, R. V. L. Astronomia no Ensino Médio: uma Abordagem Simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral. f. 270. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade de Brasília, Brasília. 2020.

Observação:

1) O número total de páginas (XXX) é indicado por “f. XXX”.

Normas/Leis/Decretos/Portarias

 PAÍS/ESTADO/MUNICÍPIO. Título da Norma em itálico. Cidade, UF: Fonte, ANO. Disponível em: https://www.XXXXXXXXXXXX. Acesso em: XX mês abreviado e ponto. ANO.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.

Observação:

1) As abreviações são: jan., fev., mar., maio, abr., jun., jul., ago., set., out., nov., dez.

2) O endereço eletrônico só é fornecido nos casos em que a norma for consultada por essa via. Caso o seja no Diário Oficial da União, a forma de citação deverá ser, por exemplo:

PAÍS/ESTADO/MUNICÍPIO. Título da norma, de XX de mês de ANO. Ementa. Diário Oficial da União (em itálico), Cidade da publicação, página de início, DIA mês abreviado. ANO.

Exemplo:

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996.

 

Figuras, Tabelas e Equações:

  • Figuras devem ser referenciadas no texto como Figura 1, Figura 2, etc;
  • Tabelas devem ser referenciadas no texto como Tabela 1, Tabela 2, etc;
  • Figuras devem apresentar sua legenda sob a imagem da figura. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Figura 1: Esta é a figura;
  • Tabelas devem apresentar sua legenda acima da tabela. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Tabela 1: Esta é a legenda;
  • Equações devem ser referenciadas como equação 1, equação 2, etc.

Os interessados devem enviar os textos exclusivamente via site http://periodicos.unb.br/index.php/rpf após a efetivação do cadastro como Autor. Não há limitação quanto à quantidade de submissão de textos por autor.

ENVIO DA VERSÃO EDITÁVEL

Se o seu artigo foi aceito, ele passará à etapa de Edição. Nesta etapa, o editor solicitará que você faça o upload de uma versão editável de seu artigo corrigido, se necessário, em .doc, .docx ou Latex.

Para carregar (fazer o upload) da versão editável (.doc, .docx, Latex), o autor deve:

  • Clicar na seção Avaliação, que é o estágio em que o artigo se encontra;
  • No item AVALIAÇÕES, o autor deve ir em Transferir versão do autor, clicando em ENVIAR ARQUIVO;
  • Uma vez tendo selecionado o arquivo, não se esquecer de clicar no botão TRANSFERIR, caso contrário nenhum arquivo irá ser inserido no sistema;
  • Ao transferir a versão editável, o sistema renomeará o arquivo com sua nomenclatura interna e o nome do arquivo aparecerá no item Versão do Autor;

Feito isso, não é mais necessária qualquer ação do autor na etapa de edição. O sistema avisará o editor que o artigo editável foi inserido no sistema e o processo de edição poderá continuar.

LEITURA DE PROVAS

Ao receber sua versão editável, a revista irá criar a versão Latex que se adequa ao leiaute da RPF e solicitará que o autor faça a Leitura de Provas.

Para fazer a leitura de provas, o autor deve:

  • Entrar em sua página de autor;
  • Clicar no link Ativo (e selecionar o artigo que deseja fazer a leitura de provas, se houver mais de um);
  • Na página que aparece, na coluna SITUAÇÃO (à direita do nome do artigo) deve estar escrito: EM EDIÇÃO - EDIÇÃO DE TEXTO SOLICITADA. O autor deve clicar neste link;
  • Na nova página, na seção LEITURA DE PROVA, no ITEM 1. Autor, deve haver uma solicitação para que o autor faça a leitura do texto editado pela RPF;
  • Clique no ícone  e insira no corpo da mensagem de email que aparece (a ser enviada para o leitor de prova) todas as alterações que julgue convenientes relativas ao texto editado que lhe foi enviado (há um link à direita informando a formatação adequada para a solicitação de alterações - clique nele para se informar desta formatação);
  • Tendo escrito o texto da mensagem, clique em SALVAR E ENVIAR EMAIL se já tiver incluído todas as alterações, ou apenas em SALVAR se ainda for incluir mais considerações (se houver muitas modificações, recomenda-se salvar com alguma periodicidade, para não se perder o texto editado em função de oscilações na rede, etc.);
  • Uma vez enviada a mensagem com as alterações no texto da prova, clique no link CONCLUÍDA no ITEM 1. Autor à direita.

Está feita a sua leitura da prova do seu artigo. O leitor de prova irá proceder às alterações sugeridas pelo autor (tendo em vista as características da revista) e enviará o texto para publicação, não sendo mais necessária qualquer ação por parte do autor.

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Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física

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