PROJETO CIÊNCIAS NA PRAÇA: Da Tradição à Experimentação – Ação Integrada de Educação, Ciências e Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45964Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Experimentação. Interdisciplinaridade. Tecnologias. Formação Inicial e Continuada.Resumo
O homem, em seu constante processo de evolução, buscou diferentes formas de representação: o mito como verdade absoluta; a fé como crença religiosa; a razão como axioma lógico; a ciência como saber empírico ou epistemológico. Assim, no mundo contemporâneo, o ensino de ciências apresenta-se como um desafio humanizado na prática pedagógica. Destarte, a proposta Projeto Ciências na Praça: da Tradição à Experimentação - Ação Integrada de Educação, Ciências e Tecnologias, visa agregar diferentes saberes, articulados a letramentos científicos e culturais. Para tal, metodologicamente, consiste em orientar e supervisionar discentes em ações formativas para a elaboração de produtos educacionais e experiências, mostras científicas e culturais, palestras, cursos, minicursos e oficinas voltadas para o ensino multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar de modo a vivenciar, da teoria à prática, letramentos que promovam uma cultura científica que oportunize sujeitos, grupos e lugares a partir da socialização de conhecimentos e saberes integradores, em diferentes realidades sociais. Logo, certos de que este tipo de ação é importante porque aproxima a sociedade do universo das ciências, rompendo barreiras, ampliando o espaço da sala de aula de modo a despertar não apenas a curiosidade, mas também o gosto pela investigação, pela experimentação e pela vivência de uma cultura científica, necessário é, ao longo de práticas pedagógicas, percebermos, em diferentes sujeitos, grupos, lugares, identidades e representações, aquilo que é científico, simbólico, natural no intuito de não apenas contribuir com letramentos científicos e culturais, mas, ainda, com uma educação cidadã, integrada ao mundo do trabalho, das ciências e das tecnologias.
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