NA TRILHA DO SABER: Jogo adaptado como alternativa para o Ensino de Física a alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio

Autores

  • Lerika do Amaral Poll Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Alberto Brito da Silva Júnior Faculdade de Física – Polo Ananindeua (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45933

Palavras-chave:

Ensino de Física. Autismo. Jogo Didático. Lúdico.

Resumo

A criação da escola surgiu junto com a divisão de classes, onde o ser humano necessitou transformar a natureza a seu redor adequando-a as suas necessidades, forçando-o a procurar entender as mudanças ocorridas a seu redor. De forma que esse conhecimento não foi proposto de forma igualitário e com o advento de uma sociedade moderna e mais preocupada em expandir esses conhecimentos adquiridos ao longo da história. A educação especial passa a receber maior atenção na tentativa de assegurar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa que vá além de suas limitações. Sendo direito desses alunos terem acesso a uma educação de qualidade, direito esse também garantido por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação, a interação social e o comportamento, e esses fatores acabam afetando o aprendizado educacional. E é nesse contexto que ações em sala de aula necessitam estarem voltadas para a utilização de práticas pedagógicas, que apresentem variadas possibilidades de aprendizado a esses alunos. Dentre as inúmeras práticas educacionais existentes, este trabalho direciona sua pesquisa para a utilização dos jogos “Na Trilha do Saber” desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem e ensino de física a alunos com TEA na tentativa de proporcionar uma educação mais integradora, abordando a ludicidade, a interação social e a linguagem. Pois o brincar traz inúmeros benefícios, como ressalta Vygotsky e a aprendizagem significativa de David Ausubel que são os alicerces teóricos deste trabalho além dos resultados coletados e realizado após a aplicação do produto educacional em uma turma do Ensino Médio.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DO AMARAL POLL, Lerika; SILVA, Rubens; BRITO DA SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto. NA TRILHA DO SABER: Jogo adaptado como alternativa para o Ensino de Física a alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 68–77, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45933. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45933. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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