NA TRILHA DO SABER: Jogo adaptado como alternativa para o Ensino de Física a alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45933Palavras-chave:
Ensino de Física. Autismo. Jogo Didático. Lúdico.Resumo
A criação da escola surgiu junto com a divisão de classes, onde o ser humano necessitou transformar a natureza a seu redor adequando-a as suas necessidades, forçando-o a procurar entender as mudanças ocorridas a seu redor. De forma que esse conhecimento não foi proposto de forma igualitário e com o advento de uma sociedade moderna e mais preocupada em expandir esses conhecimentos adquiridos ao longo da história. A educação especial passa a receber maior atenção na tentativa de assegurar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa que vá além de suas limitações. Sendo direito desses alunos terem acesso a uma educação de qualidade, direito esse também garantido por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação, a interação social e o comportamento, e esses fatores acabam afetando o aprendizado educacional. E é nesse contexto que ações em sala de aula necessitam estarem voltadas para a utilização de práticas pedagógicas, que apresentem variadas possibilidades de aprendizado a esses alunos. Dentre as inúmeras práticas educacionais existentes, este trabalho direciona sua pesquisa para a utilização dos jogos “Na Trilha do Saber” desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem e ensino de física a alunos com TEA na tentativa de proporcionar uma educação mais integradora, abordando a ludicidade, a interação social e a linguagem. Pois o brincar traz inúmeros benefícios, como ressalta Vygotsky e a aprendizagem significativa de David Ausubel que são os alicerces teóricos deste trabalho além dos resultados coletados e realizado após a aplicação do produto educacional em uma turma do Ensino Médio.
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