UM LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL DE FÍSICA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8208Palavras-chave:
Ensino de Física, Experimentos Virtuais, Ensino Médio.Resumo
Nossa sociedade vive em constantes processos de evolução, desta forma mudanças no cotidiano da mesma são proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Por conseguinte, em se tratando do contexto educacional, essa evolução deve estar presente na prática educativa e o professor é o grande responsável pela inserção dessa nova realidade na escola. Logo, se os professores e alunos estão inseridos em um universo dinâmico em constante evolução, em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, por que não introduzi-las dentro do contexto educacional? A realização de experimentos durante as aulas possui um papel importante para o ensino de Física, pois a preparação para o mundo do trabalho, das ciências e das tecnologias, em especial em uma aula de Física com atividades experimentais apresenta resultados significativos em relação ao aprendizado. Porém, os materiais utilizados no laboratório convencional nem sempre estão facilmente disponíveis em decorrência de um custo muito elevado, são de difíceis acesso e manipulação dentro da realidade de cada escola. Por conseguinte, a criação de experimentos virtuais torna-se uma alternativa para o professor vencer esses desafios. O computador já é um fator motivador para o aluno, que segundo Gaspar (2014), de acordo com a teoria de Vygotsky, para aprender é necessário pensar e para pensar a respeito de um problema o aluno necessita de estímulos. Assim, o presente estudo tem como suporte os resultados de uma pesquisa-ação quali-quantitativa, realizada após a aplicação do produto, com contribuições diversas que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Física da teoria à prática.
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