EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES NA LINGUÍSTICA APLICADA: BREVES REFLEXÕES

Autores

  • Marcia Pereira de Almeida Mendes Hankuk University of Foreign Studies

Palavras-chave:

Experiências; Crenças; Identidades.

Resumo

Enquanto o sociólogo Zigmunt Bauman (1998), em seu libro entitulado “O mal-estar da pós-modernidade”, fala de uma sociedade líquida e o sociólogo Hall (2002) fala sobre as identidades fragmentadas do sujeito pós-moderno, é necessário pensar o construto de identidades na Linguística Aplicada à medida em que estudos são desenvolvidos na área a fim de compreender, entre outras coisas, os papéis dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Por este motivo, decidi tratar, neste artigo, das identidades desses agentes e como essas identidades são, ou não,  definidas, influenciadas e/ou transpassadas pelas crenças, experiências e consequentemente ações passadas e futuras. Neste artigo, portanto, trato brevemente desses construtos e me dedico a teorizar a relação entre eles com o objetivo de contribuir com um ponto de vista adicional para futuras investigações nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Pereira de Almeida Mendes, Hankuk University of Foreign Studies

Professora Estrangeira do Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies na Coreia do Sul.

Referências

ALMEIDA-MENDES, M.P. (2014) Entre o egresso ideal e o egresso real da formação inicial de português como língua adicional: experiências, crenças e identidades. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, 2014.
BARCELOS, A. M. F.. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in experience: a deweyan approach. Ano de obtenção: 2000. Tese (Doutorado em Teacher Education) ”“ Graduate School, University of Alabama, Tucaloosa, EUA.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
CONCEIÇÃO, M. P. Experiências de aprendizagem: Reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, p. 185-206, 2006.
____________. Experiências de aprendizagem: Reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, p. 185-206, 2006.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da lingüística aplicada. In: FREIRE, M.M.; VIEIRA-ABRAHAO, M.H. Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores, 2005
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MATRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Crenças sobre si, crenças sobre erros: identidades em jogo na sala de aula de LE. In: CONCEIÇÃO, M.P. Experiências de Aprender e Ensinar Línguas Estrangeiras: Crenças de Diferentes Agentes no Processo de Aprendizagem. Campinas: Pontes Editores, 2001.
MASTRELLA, M. R. Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios. In: Horizontes da Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 102-117, Brasília: UnB, 2010.
MICCOLI, L. Experiências, crenças e ações: uma relação estreita na sala de aula de LE. In: SILVA, K.A. Crenças, Discursos & Linguagem, v. 1. Campinas: Pontes Editores, 2010
NORTON, B.; TOOHEY, K. Identity, language learning, and social change. In: Language Teaching, v. 44, n. 4, p. 412-446, 2011
SILVA, K. A. Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: delimitando e atravessando fronteiras na linguística aplicada brasileira. In: SILVA, K.A. Crenças, Discursos & Linguagem, v. 1. Campinas: Pontes Editores, 2010.
VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Prática de Ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes e Artelíngua, 2004.
ZACHARIAS, N. T. Acknowledging Learner Multiple Identities in the EFL Classroom. In: K@ta: a Biannual Publication on the Study of Language and Literature, v. 12, n. 1, p. 26-41, 2010.

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

MENDES, Marcia Pereira de Almeida. EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES NA LINGUÍSTICA APLICADA: BREVES REFLEXÕES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9385. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo