CRENÇAS E EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalves Pavan

Palavras-chave:

crenças, expectativas, ensino, aprendizagem.

Resumo

O referencial teórico sobre crenças e expectativas na área da Lingüística Aplicada tem crescido muito, sobretudo a partir de 1995, conforme relatam muitos pesquisadores. O interesse em se descobrir a origem das ações utilizadas pelo professor na sua prática em sala de aula tem norteado muitos estudos. Deste modo, procurando contribuir com essa temática, buscamos identificar as crenças e expectativas sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de alunos ingressantes e formandos de um curso de Licenciatura em Letras de uma faculdade particular do interior paulista e suas possíveis influências no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELOS, A. M. F. et al. Ser professor de inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras. In: VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, p. 11-29, 2004.
BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (orgs.). Crenças e Ensino de línguas ”“ foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 15-42, 2006.
CASTRO BARBO, M. A. Influência das crenças do professor de língua inglesa sobre o aprendizado. In: ABRAHÃO, M. H. V.; GIL, G.; RAUBER, A. S. (Orgs.). Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, p. 265-276, 2007.
CONSOLO, D. A. et al. Reflexões sobre ensino e avaliação de compreensão e produção oral em língua estrangeira: implicações para a formação de professores. In: ABRAHÃO, M. H. V.; GIL, G.; RAUBER, A. S. (Orgs.). Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, p. 301-315, 2007.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
FINARDI, K. R.; GIL, G. Crenças de professores sobre o uso da linguagem lúdica na sala de aula de língua estrangeira (LE). In: GIL, G. et al (orgs.). Pesquisas qualitativas no ensino e
aprendizagem de inglês: a sala de aula e o professor de LE. Florianópolis: UFSC, p. 191-212, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 1999.
JOHNSON, K. E. Understanding language teaching. Boston: Heinle & Heinle, 1999.
KENNEDY, M. Policy Issues in Teacher Education. East Lansing, Mich.: National Center for Research on Teacher Learning, 1990.
KERN, R. G. Students’ and teachers’ beliefs about language learning. Foreign Language Annals. v. 28, n. 1, p. 71-92, 1995.
KUDIESS, E. As crenças e os sistemas de crenças do professor de Inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudanças. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 2, p. 39-96, 2005.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALÁTER, L. S. O. A competência oral em inglês sob o olhar de futuros professores. In: ABRAHÃO, M. H. V.; GIL, G.; RAUBER, A. S. (Orgs.). Anais do I Congresso LatinoAmericano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, p. 642-656, 2007.
PAJARES, M. F. Teachers’ Beliefs and Educational Research: Cleaning Up a Messy Construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
SCHULZ, R. A. Focus on form in foreign language classroom: Students’ and teachers’ views on error correction and the role of grammar. Foreign Language Annals, v. 29, n. 3, p. 343-364,
1996.
SILVA, K. A. O futuro professor de língua inglesa no espelho: crenças e aglomerados de crenças na formação inicial. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (orgs.). Crenças e Ensino de línguas ”“ foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 105-124, 2006.
SILVA, K. A.; ROCHA, C. H. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada. In: ABRAHÃO, M. H. V.; GIL, G.; RAUBER, A. S. (Orgs.). Anais do I Congresso
Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, p. 1018-1047, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
TUDOR, I. The Dynamics of the Language Classroom. Cambridge: CUP, 2001.
VELOSO, F. S. Crenças, expectativas e o papel do insumo na compreensão oral de língua italiana dos alunos de um curso de Licenciatura em Letras. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, São José do Rio Preto, 2007.
VIEIRA ABRAHÃO, M. H. Teoria e prática na formação pré-serviço do professor de língua estrangeira. In: GIMENEZ, T. (org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL, p. 59-76, 2002.
VIEIRA ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, p. 131-152, 2004.
WHITE, C. Expectations and emergent beliefs of self-instructed language learning. System, v. 27, p. 443-457, 1999.

Downloads

Publicado

04-10-2015

Como Citar

PAVAN, Carlos Alberto Gonçalves. CRENÇAS E EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9344. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.