EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES NA LINGUÍSTICA APLICADA: BREVES REFLEXÕES

Auteurs-es

  • Marcia Pereira de Almeida Mendes Hankuk University of Foreign Studies

Mots-clés :

Experiências; Crenças; Identidades.

Résumé

Enquanto o sociólogo Zigmunt Bauman (1998), em seu libro entitulado “O mal-estar da pós-modernidade”, fala de uma sociedade líquida e o sociólogo Hall (2002) fala sobre as identidades fragmentadas do sujeito pós-moderno, é necessário pensar o construto de identidades na Linguística Aplicada à medida em que estudos são desenvolvidos na área a fim de compreender, entre outras coisas, os papéis dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Por este motivo, decidi tratar, neste artigo, das identidades desses agentes e como essas identidades são, ou não,  definidas, influenciadas e/ou transpassadas pelas crenças, experiências e consequentemente ações passadas e futuras. Neste artigo, portanto, trato brevemente desses construtos e me dedico a teorizar a relação entre eles com o objetivo de contribuir com um ponto de vista adicional para futuras investigações nesse sentido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcia Pereira de Almeida Mendes, Hankuk University of Foreign Studies

Professora Estrangeira do Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies na Coreia do Sul.

Références

ALMEIDA-MENDES, M.P. (2014) Entre o egresso ideal e o egresso real da formação inicial de português como língua adicional: experiências, crenças e identidades. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, 2014.
BARCELOS, A. M. F.. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in experience: a deweyan approach. Ano de obtenção: 2000. Tese (Doutorado em Teacher Education) ”“ Graduate School, University of Alabama, Tucaloosa, EUA.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
CONCEIÇÃO, M. P. Experiências de aprendizagem: Reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, p. 185-206, 2006.
____________. Experiências de aprendizagem: Reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, p. 185-206, 2006.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da lingüística aplicada. In: FREIRE, M.M.; VIEIRA-ABRAHAO, M.H. Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores, 2005
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MATRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Crenças sobre si, crenças sobre erros: identidades em jogo na sala de aula de LE. In: CONCEIÇÃO, M.P. Experiências de Aprender e Ensinar Línguas Estrangeiras: Crenças de Diferentes Agentes no Processo de Aprendizagem. Campinas: Pontes Editores, 2001.
MASTRELLA, M. R. Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios. In: Horizontes da Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 102-117, Brasília: UnB, 2010.
MICCOLI, L. Experiências, crenças e ações: uma relação estreita na sala de aula de LE. In: SILVA, K.A. Crenças, Discursos & Linguagem, v. 1. Campinas: Pontes Editores, 2010
NORTON, B.; TOOHEY, K. Identity, language learning, and social change. In: Language Teaching, v. 44, n. 4, p. 412-446, 2011
SILVA, K. A. Crenças no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: delimitando e atravessando fronteiras na linguística aplicada brasileira. In: SILVA, K.A. Crenças, Discursos & Linguagem, v. 1. Campinas: Pontes Editores, 2010.
VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Prática de Ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes e Artelíngua, 2004.
ZACHARIAS, N. T. Acknowledging Learner Multiple Identities in the EFL Classroom. In: K@ta: a Biannual Publication on the Study of Language and Literature, v. 12, n. 1, p. 26-41, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2016-06-15

Comment citer

MENDES, Marcia Pereira de Almeida. EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES NA LINGUÍSTICA APLICADA: BREVES REFLEXÕES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9385. Acesso em: 8 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo