O feedback corretivo da oralidade: crenças e ações de uma professora de espanhol

beliefs and practices of a Spanish language teacher

Autores

Palavras-chave:

Crenças, Ações, Feedback corretivo, Professor de espanhol como língua estrangeira

Resumo

Esta pesquisa investiga as crenças e ações referentes ao feedback corretivo da oralidade fornecido por uma professora de espanhol como língua estrangeira, tendo como objetivo identificar as possíveis influências das primeiras nas segundas. Baseamo-nos em Barcelos (2004, 2007), Gabillon (2012), XXXX (2014, 2016) e Phipps e Borg (2009) para o estudo das crenças e em Battistella (2015), Lyster e Ranta (1997), Lyster, Saito e Sato (2012) e Menti (2003) para o feedback corretivo. Este estudo de caso, com abordagem contextual, permitiu-nos verificar a influência que as crenças centrais, formadas enquanto aluna, exercem nas ações pedagógicas da professora relacionadas ao feedback corretivo.

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Biografia do Autor

Rocío Morales Vázquez

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2019) e formada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008). Trabalhou no CELIN-UFPR de 2004 a 2005 e de 2008 a 2014 como professora de espanhol e membro da assessoria pedagógica do curso. Atualmente é professora particular de espanhol.

Yuki Mukai, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2009) e mestre em Letras - Língua Japonesa - pela Universidade de São Paulo (USP) (2003).
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do mesmo departamento e coordenador da Área de Japonês junto ao UnB Idiomas.

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XXXX.

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Publicado

12-01-2022

Como Citar

MORALES VÁZQUEZ, Rocío; MUKAI, Yuki. O feedback corretivo da oralidade: crenças e ações de uma professora de espanhol: beliefs and practices of a Spanish language teacher. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 32, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/33948. Acesso em: 21 dez. 2024.

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