CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA

Autores

  • Aldenice de Andrade Couto Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Crenças; Formação de professores; Ensino-aprendizagem; Língua estrangeira.

Resumo

Este artigo objetivou levantar crenças de alunos-professores do curso de Letras Francês de uma universidade pública do Amapá. Para isso, realizaram-se entrevistas e aplicaram-se questionários. Os sujeitos participantes foram cinco alunos dos últimos períodos do curso. Esta investigação teve por base teórica os estudos de Horwitz (1988), Almeida Filho (1993), Barcelos (2004; 2006; 2007), entre outros. Dentre as crenças diagnosticadas, algumas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, enquanto outras podem se tornar um obstáculo para o mesmo. Logo, as crenças devem ser alvo de reflexão de nos cursos de Letras, pois têm total influência no aprendizado, nas práticas e metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldenice de Andrade Couto, Universidade Federal do Amapá

Professora de Francês Língua Estrangeira no Departamento de Letras e Artes da Universidade Fedreral do Amapá (UNIFAP) desde 2004. Tem mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasilia. Possui mestrado em Ciências da Linguagem e das Didáticas das Línguas pela Universide das Antillhas e da Guiana(UAG).

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.
ANDRADE, A. I. In: CAUSA, M. (org) « Réflexion autour de l´identité professionnelle: un projet de formation » FDLM ”“ Recherches et Applications, n. 41. Paris: Cle International, 2007.
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1995.
______. Crenças sobre a aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem e Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
______. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 27-69.
CONCEIÇÃO, M. P. As relações entre experiências, crenças e ações do professor na sala de aula: um processo cíclico de perpetuação de abordagens tradicionais de ensino de vocabulário em LE? 2005. Disponível em: http://www.veramenezes.com/mariney.htm. Acesso em: 25 jul. 2015.
DENZIN, N. K. ; LINCOLN, Y. S. (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FIGUEREDO, C. J. Interação, dialogismo e identidades: como esses elementos integram as práticas de ensinar e de aprender em um contexto de sala de aula de inglês como L2/LE. In: FIGUEREDO, C. J.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Ensino de Línguas na Contemporaneidade: práticas de construção de identidades. Campinas: Pontes Editores, 2013.
HORWITZ, E. K. The Beliefs about Language Learning of Beginning University Foreign Language Students. The Modern Language Journal, 72, 1988.
JOHNSON, D. M. Approaches to research in Second Language Learning. New York : Longman, 1992.
KALAJA, P. Students beliefs (or metacognitive knowledge) about language SLA reconsidered. International Journal of Applied Linguistics, v. 5, n. 2, p.191-204, 1995.
KIYTSIOCLU-VLACHOU, C. Les biensfaits de l’erreur. In : Le Français dans le Monde, 315, p. 30-31, 2003.
KUDIESS, E. As crenças e os sistemas de crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudanças. Linguagem e Ensino, v. 8, n. 2, 2005.
LEFFA, V. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos de Linguística Aplicada, v. 17, p. 57-65, jan./jun. 1991.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MASTRELLA, M. R. A Relação entre crenças dos aprendizes e ansiedade em sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) ”“ Faculdade de Letras, UFG. 2002.
NORTON, B. Identidade, Letramento e Ensino de Línguas em Diferentes Partes do Mundo. In: FIGUEREDO, C. J.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Práticas de construção de identidades. Campinas: Pontes Editores, 2013.
PAJARES, M. F. Teacher’s beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, out. 1992.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (inglês). UNICAMP, 2005.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes e Arte Língua, 2004. p. 131-152.
______ . A formação de professores de línguas: Passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. (Org). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: Linhas e Entrelinhas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
WENDEN, A. Helping language learners think about learning. ELT Journal, v. 40, n. 1, p. 3-12, 1986.

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

COUTO, Aldenice de Andrade. CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9386. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.