A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Auteurs-es

  • Janaína de Aquino Ferraz Universidade de Brasília
  • Giuliano Pereira Castro Universidade de Brasília

Mots-clés :

texto multimodal; autonomia; teoria da multimodalidade; análise do discurso; ensino de português.

Résumé

O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Português Língua Estrangeira utilizam textos multimodais presentes em materiais didáticos desta área. O estudo é fundamentado na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social, com víeis no desenvolvimento da autonomia de docentes atuantes na área  concernente à utilização de textos multimodais. Para analise dos dados foram aplicados os princípios da pesquisa qualitativa que norteiam o trabalho. Pela análise do corpus, foi possível verificar que os professores não realizam um trabalho sistematizado com os textos multimodais e por isso, alguns estereótipos brasileiros podem ser reforçados através dos materiais didáticos. Os resultados apresentados mostram a importância do conhecimento da teoria da multimodalidade para a realização crítica de trabalho docente e contribui para a melhora do ensino de português como segunda língua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENSON, Phil. Teaching and researching autonomy in language learning. Essex: Pearson Education Limited, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Coord. da trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH,Norman. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003a.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A formação identitária do brasileiro: um enfoque multimodal. 2005. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HENRIQUES, E. R. & GRANNIER, D. M. (2001). Interagindo em Português ”“ textos e visões do Brasil. Vol.1, Brasília: Thesaurus.
KRESS, G., LEITE-GARCÍA, R. & van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: El Discurso como Estructura y Processo. Estudios del discurso: introducción multidisciplinaria. (vol.1).
Barcelona, Gedisa editorial, 2000.
KRESS, G. R. e van LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da; VIEIRA, Josênia Antunes. A representação da raça negra no Brasil: ideologia e identidades. 164 p. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Clássicas e Vernácula, 2005.
TAYLOR, S. J. e ROBERT, B. Introduction to Qualitative Research Methods. USA: New York, 1998.
THOMPSON, J. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era da comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-03

Comment citer

FERRAZ, Janaína de Aquino; CASTRO, Giuliano Pereira. A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9619. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo