CONSUMIDORES DO FUTURO: UMA PESQUISA SOBRE A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE INFANTIL MEDIANTE UM ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Luciano Dias de Sousa
  • Lucas Borcard Cancela
  • Fernanda Abreu Gualhano
  • Luís Ricardo Soares Wenceslau

Palavras-chave:

publicidade infantil, análise do discurso, ideologia.

Resumo

A publicidade busca elementos de persuasão para transmitir as informações que estão ligadas ao produto anunciado e instituir no consumidor hábitos que atendem aos interesses dos anunciantes. Para isso, certos elementos são inseridos no contexto apresentado como forma de tornar a mensagem mais atraente e assim convencer o público da necessidade de consumo, já que vivemos em uma sociedade  capitalista. Nosso estudo objetiva verificar como propagandas infantis caracterizam-se, analisando alguns dos elementos que as compõem; e, com isso, compreender como tais estruturas são utilizadas nos discursos publicitários, o qual não apresentam o produto como uma simples mercadoria, mas agregam ao objeto valores que, muitas vezes, dialogam com princípios almejados pela sociedade contemporânea. Ao consumir um produto, o que se leva para casa não é só o que ele oferece, mas também, tudo o que o contexto de possuí- lo pôde conceder. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise de discurso e baseada nas concepções, principalmente, do Alcalde (2013); Borges  (2010);  Charaudeau (2008); Maingueneau (2004; 2015); Oliveira (2013).

Referências

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Biografia do Autor

Luciano Dias de Sousa

UEMG- Mestre em Cognição e Linguagem

 

Fernanda Abreu Gualhano

UEMG

Luís Ricardo Soares Wenceslau

UEMG

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Publicado

21-07-2017

Como Citar

DE SOUSA, Luciano Dias; CANCELA, Lucas Borcard; GUALHANO, Fernanda Abreu; WENCESLAU, Luís Ricardo Soares. CONSUMIDORES DO FUTURO: UMA PESQUISA SOBRE A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE INFANTIL MEDIANTE UM ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 17–31, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/8029. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo