Quadrinhos nas provas do Enem

Autores

  • Rubens do Nascimento Lago Universidade de Brasília

Palavras-chave:

quadrinhos; gêneros do discurso; multimodalidade; ENEM.

Resumo

Diversas normas incentivam o uso de quadrinhos como instrumento didático na educação básica. Tais regulamentações reconhecem a potencialidade dos quadrinhos como um recurso capaz de contribuir significativamente para as competências e habilidades dos estudantes durante o processo formativo educacional. Dado seu caráter multimodal, eles viabilizam múltiplos significados e formas de abordagem, agregando valor ao processo de multiletramento. Além disso, muitas obras literárias brasileiras têm sido adaptadas para os quadrinhos, servindo igualmente ao estímulo da leitura de clássicos da literatura. O artigo visa compartilhar a pesquisa sobre como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem mobilizado o gênero do discurso quadrinhos em suas provas (objetivas e discursivas). A pesquisa se deu por meio de uma abordagem descritiva, envolvendo uma análise documental abrangendo todas as provas de aplicação regular do Enem, tomando por base autores que abordam as características do gênero quadrinhos e a multimodalidade. Como resultado, foi observado um uso recorrente desse recurso associado a uma exploração geral de seu potencial multimodal. Contudo, a presença de questões envolvendo adaptações de obras literárias clássicas ainda é ínfima.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

LAGO, Rubens do Nascimento. Quadrinhos nas provas do Enem. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 130–150, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/45517. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigo