PLANTANDO BOAS SEMENTES, COLHENDO BONS FRUTOS: a avaliação formativa enquanto meta do processo de ensino-aprendizagem de uma LE no contexto de uma escola bilíngue

Auteurs-es

  • Bruna Lourenção Zocaratto
  • Elisa Neves
  • Helena Santiago
  • Maria Eugênia Sebba F. de Andrade

Mots-clés :

Avaliação formativa, teoria, prática.

Résumé

Este artigo tem por objetivo investigar a prática da avaliação formativa no contexto de uma escola bilíngüe. Para tanto, foi elaborado um arcabouço teórico acerca dos princípios básicos desta proposta de avaliação, posteriormente utilizado na análise dos dados coletados a partir de entrevistas e narrativas realizadas com os agentes envolvidos no processo. Os resultados mostraram que esse tipo de avaliação é possível de se realizar quando a política educacional na escola é consistente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. La evaluación en la enseñanza de la Lengua. In: Didáctica (Lengua y Literatura), 10, 1998, p. 189-213.
BELAM, P. V. A interação entre as culturas de avaliar de uma professora de língua estrangeira (inglês) e de seus alunos do curso de Letras no contexto de uma universidade particular. 2004, 169f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) ”“ Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. 1998.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.) O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. 2ª. ed. Porto Alegre, Artmed Bookman, 2006.
HADJI, C. Avaliar para melhor formar. Revista Educação, jan. 2001, pp. 7-9.
ROLIM, A. C. O. A cultura de avaliar de professoras de LE (inglês) no contexto da escola pública. Dissertação de mestrado, Campinas: IEL, Unicamp, 1998.
ROLIM, A. C. O. A cultura de avaliar de professoras de língua estrangeira (inglês) no contexto da escola pública. In: ROTTAVAL, L.; LIMA, M. S. (Orgs.). Linguística Aplicada: relacionando teoria e prática no ensino de línguas. Ijuí: Unijuí, 2004, pp.139-163.
ROMÃO, J. E. Avaliação Dialógica ”“ desafios e perspectivas. 7ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RUIZ, C. Evaluación de la formación, In: Formación de formadores, Curso de postgrado. Grupo CIFO. UAB, 2002.
SCARAMUCCI, M. R. V. Propostas curriculares e exames vestibulares potencializando o efeito retroativo benéfico da avaliação de ensino de LE (inglês). Contexturas 5, APLIESP, 2000/2001, pp. 97-109.
SCARAMUCCI, M. R. V. Avaliação: Mecanismo propulsor de mudanças no ensino/aprendizagem de língua estrangeira. In: Contexturas ”“ ensino crítico de língua inglesa, n. 4, 1998/1999, p. 115 ”“ 124.
SCARAMUCCI, M. R. V. Dúvidas e questionamentos sobre a avaliação em um contexto de ensino de línguas. In: Anais Outras Palavras. V Semana de Letras, Maringá, 1993.
SCRIVEN, M., The Methodology of Evaluation, Perspectives on Curriculum Evaluation, AERA Monograph Series on Curriculum Evaluation, 1, Chicago: Rand McNally, 1967; Evaluation Thesaurus, Newbury Park: Sage, 1991.
SOUZA, Sandra M. Z. L. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. AQUINO, Júlio Groppa (org.). In: Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997, p. 125-37.
XAVIER, R. P. Avaliação Diagnóstica e Aprendizagem. In: Contexturas 4, APLIESP, 1998/1999, pp. 99-114.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-04

Comment citer

ZOCARATTO, Bruna Lourenção; NEVES, Elisa; SANTIAGO, Helena; ANDRADE, Maria Eugênia Sebba F. de. PLANTANDO BOAS SEMENTES, COLHENDO BONS FRUTOS: a avaliação formativa enquanto meta do processo de ensino-aprendizagem de uma LE no contexto de uma escola bilíngue. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 10, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9358. Acesso em: 29 juin. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.