O egresso de Letras-Inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso
Palavras-chave:
egresso; formação profissional; inserção social; letras; professor.Resumo
Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso.
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