TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL- OS CANDIDATOS , O POVO E A MÍDIA
Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Linguagem, Cognição.Resumo
Os estudos sobre a Linguagem têm dado ênfase ao seu aspecto formal, mas principalmente ao estudo da linguagem humana em uso. No âmbito da Linguística Cognitiva a linguagem passou a ser vista como domínio cognitivo interagindo com outros domínios como a percepção, a categorização e a memória. O enfoque cognitivista da metáfora dado por Lakoff e Johnson (2002) assevera que as metáforas estão diretamente ligadas à s nossas percepções do mundo e do nosso próprio corpo. A metáfora como figura representativa do pensamento humano nos ajuda a compreender que a nossa linguagem revela um imenso sistema conceptual metafórico que rege também todo nosso pensamento e nossa ação,refletindo dados de uma cultura. Este estudo de vertente cognitivo-discursiva, buscou, na teoria de Lakoff e Johnson (2002), reafirmar que a metáfora constitui realmente um dos elementos centrais do processo comunicativo ao tomar, como ponto de partida, pelo seu momento, a identidade cultural de candidatos à s eleições de 2010, segundo o uso de metáforas em seus discursos. A pesquisa prossegue com exame de algumas outras metáforas usadas pela mídia e pelos indivíduos em geral.
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Referências
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