A prática reflexiva para os professores de línguas

Autores

  • Bárbara Bezerra Universidade de Brasília
  • Adoniran Ribeiro Rocha Universidade de Brasília

Palavras-chave:

prática reflexiva; professor de língua estrangeira; ensino de língua estrangeira; sala de aula.

Resumo

Este artigo tem por objetivo observar e analisar o que os participantes consideram como prática reflexiva, a maneira como colocam a prática reflexiva em um contexto real de escola pública e o entendimento dos professores sobre a sala de aula enquanto espaço social. Para atendê-lo, este estudo respaldou-se em Schön (2000), Van Manen (1995), Dewey (1964, 1973), Contreras (2002). Este artigo é uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativista que, por meio de uma entrevista escrita realizada com dois professores de línguas estrangeiras da rede pública de ensino do Distrito Federal, discute-se a prática reflexiva em sala de aula com o intuito de compreender como essa prática pode ser exercida e quais as limitações que impedem o professor de refletir a própria prática. A prática reflexiva - reflexão sobre as próprias práticas profissionais e autoavaliação para uma melhor construção do saber e da atuação profissional - é essencial para obter um amadurecimento da prática docente. O professor que possui consciência da importância da prática reflexiva entende que apenas a qualificação formal (diploma de licenciatura) e conhecimento profissional não bastam para enfrentar os obstáculos que percorrem essa profissão. Através da análise e discussão dos dados, a importância da prática reflexiva foi reconhecida pelos entrevistados, porém também é igualmente reconhecido que não se trata de uma tarefa simples de se pôr em prática já que requer uma boa bagagem de prática e teoria, além de limitações que alguns professores de línguas sofrem pela direção de instituições no que se refere às práticas metodológicas utilizadas em sala de aula.



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Referências

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

BEZERRA, Bárbara; ROCHA, Adoniran Ribeiro. A prática reflexiva para os professores de línguas. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 15–27, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/45513. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigo