SUFICIÊNCIA E ADEQUAÇÃO DOS COMPONENTES DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE UM PROFESSOR DE LE SOB ANÁLISE

Autores

  • Bruna Lourenção Zocaratto
  • Maria Eugênia Sebba Ferreira
  • Mirelle Amaral de São Bernardo Stival
  • Samara Maria Cordeiro Gomes

Palavras-chave:

Competência Comunicativa; Arcabouço Teórico; Análise das SubCompetências Comunicativas de um Professor de LE.

Resumo

O presente artigo propôs um arcabouço teórico mais resumido e claro da Competência Linguístico-Comunicativa (CC) e revisou os arcabouços estruturais da CC desenvolvidos no decorrer da história da Linguística Aplicada no Brasil e no mundo. Além disso, analisou um professor de Língua Estrangeira (inglês) em serviço quanto à conformação dos componentes da CC (tendo como referente o arcabouço de Almeida Filho et alli). A partir de uma postura êmica de coleta de registros, da triangulação por diferentes instrumentos e da análise qualitativa dos dados, percebemos que cada um dos componentes da CC se mostraram razoavelmente presentes e ativos na manutenção do insumo de língua em sala de aula. Os resultados são majoritariamente devidos a experiências mais estruturais que verdadeiramente comunicativas. O arcabouço ao qual chegamos ainda não apresenta a dinamicidade necessária para a representação desta competência dentro do grande processo do ensino de línguas, mas dá pistas a novos estudos do tema.

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Publicado

04-10-2015

Como Citar

ZOCARATTO, Bruna Lourenção; FERREIRA, Maria Eugênia Sebba; STIVAL, Mirelle Amaral de São Bernardo; GOMES, Samara Maria Cordeiro. SUFICIÊNCIA E ADEQUAÇÃO DOS COMPONENTES DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE UM PROFESSOR DE LE SOB ANÁLISE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9361. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

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