O conceito de competência comunicativa para o autismo

um espectro de possibilidades

Autores

  • Cristiane Resende Silva Macedo Universidade de Brasília

Resumo

Objetiva prover os docentes de língua estrangeira, bem como linguistas aplicados, com uma investigação sobre como o Transtorno do Espectro Autista pode afetar a competência comunicativa de um aprendiz acometido por este transtorno. Para tanto, há uma introdução sobre as competências necessárias ao professor de línguas para que este promova a inclusão de aprendizes autistas em sua prática. Um pequeno esboço histórico sobre o transtorno do espectro autista correlacionando-o com o conceito de competência comunicativa foi feito. Dessa forma, percebeu-se como características do espectro como coerência central fraca e déficit na teoria da mente podem afetar a competência comunicativa de um aprendiz autista. Por meio de uma análise de dados qualitativa que envolveu entrevista com uma docente de língua inglesa e um aprendiz no espectro autista, foi verificado que há necessidade de mais estudos relacionando o espectro autista e o ensino de língua estrangeira para a melhora da competência aplicada dos docentes e que o espectro autista influencia diretamente algumas subcompetências da competência comunicativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

SILVA MACEDO, Cristiane Resende. O conceito de competência comunicativa para o autismo: um espectro de possibilidades. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/31793. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo