A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE LÍNGUAS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETENCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR1

Autores

  • Tânia de Souza Lima Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de LE; Complexidade; Competência Intercultural.

Resumo

Este artigo propõe um caminho para a compreensão da Competência Intercultural por professores de língua estrangeira (LE), tendo como base a Teoria da Complexidade, delineando aspectos fundamentais e condições para o desenvolvimento dessa competência. O trabalho está norteado por construtos como: teorias de aquisição e ensino-aprendizagem LE; a Teoria da Complexidade/Caos e a Abordagem Intercultural. Para tanto reviso autores como Paiva (2005, 2009, 2011), Larsen-Freeman (2007), Yokota (2005), Almeida Filho (1993), Lightbown & Spada (2006), Mendes (2008), Serrani (2005). Assim, a compreensão do processo de ensinoaprendizagem de LE como um sistema complexo pode contribuir para a construção da Competência Intercultural do professor.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

LIMA, Tânia de Souza. A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE LÍNGUAS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETENCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR1. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9458. Acesso em: 27 abr. 2024.

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