English Language alumni of UnB: academic education and employability as source of information for reflections on the course
Keywords:
Alumni, Professional education, Social insertion, Language undergraduation course, TeacherAbstract
This article presents and discusses the results of a research that aimed to investigate the employability of students graduated from the Licentiate in Letters-English at the University of Brasília, as well as to collect data on their perception of the quality of their initial professional training and their insertion in the labor market. The study was demanded by the university, as part of the strategic actions to meet the institutional self-assessment program recommended in the guidelines of the National Higher Education Assessment System (Sinaes). The totality of participants in this research corresponds to 69 alumni graduated between 2005 and 2019. Data were collected through the application of an online questionnaire, and the results reveal that the largest portion of graduates is active in the area of foreign language teaching and its insertion in the labor market is distributed among different public and private educational contexts. As to how they evaluate the course and their undergraduate training, they perceive that they had an excellent linguistic training, but indicate necessary improvements, especially concerning pedagogical training and the university infrastructure available for the course.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e atualizada. Coimbra: Edições 70, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara Superior de Educação. Parecer No. 492, 2001.
BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; MOLINA, Mônica Castagna. Estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo na UnB no contexto da expansão da Educação Superior. XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS, Maringá, 2016. Anais… Maringá: UEM, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_7/7-012.pdf. Acesso em 5 de set. 2019.
COELHO, Maria do Socorro da Costa. Egresso e universidade. Jornal da Universidade Federal do Pará. Nº 130. Abril e Maio de 2016. Disponível em: http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2009/3-edicao-72/27-egresso-e-universidade. Acesso em: 15 ago. 2020.
COSTA, Eduardo Antonio de Pontes; SILVA, Severino Bezerra. O magistério em educação de jovens e adultos na perspectiva do egresso do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, vol. 7, n. 2, p. 444-465, 2016.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Rev. Contab. Finanç., v.16 n. 37, São Paulo, Jan./Apr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772005000100006. Acesso em: 15 ago. 2020.
SECRETARIA DE TRABALHO. Salário mínimo será de R$ 1.045 a partir de fevereiro. Publicado em 14 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/01/salario-minimo-sera-de-r-1-045-a-partir-de-fevereiro. Acesso em: 15 ago. 2020.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. INSTITUTO DE LETRAS. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês. Brasília: 2020.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DECANATO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS. Pesquisa de egressos da graduação ano-base 2018 - RAIS 2018: análise dos egressos da graduação da UnB do curso de Letras: opção Língua Inglesa e Respectiva Literatura. Brasília: 2020. Disponível em: https://avaliacao.unb.br/images/pesquisaegressos/2020/11/Rais_Grad_IL_lingua_inglesa_e_respectiva_literatura.pdf. Acesso em 10 set. 2022.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DECANATO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS. Egressos RAIS: análise dos egressos da graduação da UnB do curso de Letras. Brasília: 2019. Disponível em: https://avaliacao.unb.br/images/pesquisaegressos/2019/Rais_Letras.pdf. Acesso em 10 set. 2022.
BERTÃO, Naiara. Veja o salário médio de um professor em cada estado brasileiro. Valor Econômico, São Paulo, 16 out. 2021. Valor Investe. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/10/16/veja-o-salario-medio-de-um-professor-em-cada-estado-brasileiro.ghtml. Acesso em: 10 set. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).